Previsão do Tempo

RUSSAS

23ºC

NOTÍCIAS / MUNDO

Número de internautas no Brasil supera pela 1ª vez o de pessoas que nunca acessaram a rede

Óticas Diniz

Uol

20/06/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O número de brasileiros que já acessou a internet superou a quantidade de pessoas que nunca navegou na rede. As informações são do estudo TIC Domicílios 2012, realizado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet) e divulgado nesta quinta-feira (20). A pesquisa faz um panorama do uso de tecnologias da informação e comunicação no país.

De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados com idade superior a 10 anos disseram ter navegado na rede nos últimos três meses. A porcentagem de pessoas que nunca acessaram a web foi de 45%.

Um dos fatos constatados na pesquisa sobre o acesso à internet é a diferença entre as áreas urbanas e rurais. Enquanto na área urbana 44% dos domicílios têm acesso à web, apenas 10% das residências de áreas rurais contam com conexão. Das pessoas que disseram nunca ter utilizado a rede, 77% são moradoras de zonas rurais.

Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), esses dados são importantes para pautar o governo na implantação de políticas públicas para aumentar o acesso à internet. "Na área rural, a falta de estrutura é o maior problema", disse.

No que diz respeito ao acesso por região, os Estados do Nordeste foram os que apresentaram maior crescimento de conexões por domicílio. A região passou de 21% das residências com internet em 2011 para 27% em 2012. No entanto, está bem longe de Sudeste (48%), Sul (47%) e Centro-Oeste (39%). Por fim, a região Norte foi a que obteve a menor penetração por residência com 21%.

De acordo com Barbosa, além da questão de infraestrutura, a região Norte sofre com o alto preço dos serviços de internet. "O cidadão de Manaus paga por uma velocidade de 2 Mbps [Megabits por segundo] o preço de uma velocidade de 10 Mbps em São Paulo".

Computador e internet

Cada vez mais a proporção de domicílios que têm computador em casa se aproxima da proporção de residências com acesso à internet. A TIC Domicílios 2012 mediu que 46% dos domicílios têm computador e 40% das casas já possuem conexão à rede.

A título de comparação, a porcentagem de domicílios com computador em 2011 era de 43%. Já a de residências com conexão à internet era de 36%.

Outro marco medido em 2012 diz respeito ao crescimento no uso de dispositivos móveis pelos brasileiros. Entre os domicílios com posse de PC, metade deles é composto por computador portátil (tablet ou laptop).

Sobre celulares, o estudo aponta que aumentou a quantidade de pessoas que acessam a internet por meio de telefones móveis. A porcentagem passou de 18% em 2011 para 24% em 2012.

Os detalhes da pesquisa TIC 2012 podem ser acessados neste link.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados