Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Ceará produzirá medicamentos contra doenças raras

Óticas Diniz

Tribuna do Ceará

20/06/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Governador Cid Gomes participou nesta terça-feira (18), em Brasília, do encontro do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis). No encontro, foi assinada a parceria para a 1ª plataforma tecnológica para produção de medicamentos biológicos a partir de células vegetais, como as de cenoura e do tabaco, e envolve a parceria entre a Fiocruz, a empresa israelense Protalix, o norte-americano Centro Fraunhofer para Biotecnologia Molecular e a iBio Inc.

A produção começará a funcionar plenamente em 2016, quando o polo tecnológico da saúde no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, for inaugurado. O novo pólo da Fiocruz no Ceará começa a ser construído até o fim deste ano.

Medicamentos e vacina

Por meio da parceria firmada, a fábrica produzirá inicialmente medicamentos para doenças raras como o Taliglucerase Alfa Humana Recombinante, para a doença de Gaucher, e a primeira vacina do mundo a partir de uma planta, contra febre amarela.

“Com essa parceria nós estamos ajudando a corrigir as desigualdades sociais e reduzir as desigualdades regionais. Nós disponibilizamos há um tempo um terreno para instalação de indústrias na área de tecnologia e a primeira delas foi a Fiocruz com este grande projeto. Portanto, esta parceria será de grande importância para o Brasil e também para nós, com os empregos gerados”, disse Cid Gomes.

Ministério do Planejamento

Ainda em Brasília, o governador Cid Gomes esteve em audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar dos projetos inclusos no PAC Estiagem, programa do Governo Federal que tem o objetivo de ampliar os investimentos de combate à seca.

Na reunião, o Governador apresentou o andamento dos projetos dentro do programa com a construção de Açudes, como o Lontras e adutoras, como a de Coreaú, Moraújo,Uruoca e Senador Sá, além de adutoras de Beberibe e Quiterianópolis.

Com informações do Governo do Estado

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados