Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Jaguaruana: Produtores de camarão querem legalizar atividade

Óticas Diniz

Ellen freitas/DN

04/06/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Pequenos criadores de camarão deste município estão se organizando para regularizar a atividade. Em parceria com o Sebrae, estão criando uma associação para fomentar a cadeia produtiva. Atualmente, 70% dos pequenos carcinicultores, que possuem até dois viveiros, realizam a atividade de forma clandestina. A produção irregular encarece a atividade, baixa o preço de venda, ditado pelos atravessadores, e não contribui para arrecadação tributária do município.

 

Mais de 80 criadores, entre pequenos e grandes, atuam no município. Destes, apenas 30% possuem empresa formalizada e realizam a atividade com autorização dos órgãos fiscalizadores. Os demais vendem boa parte da produção para atravessadores, ou criadores no município de Aracati, no Litoral Leste.

De acordo com o secretário de agricultura de Jaguaruana, José Amauri Moreira, a legalização da atividade vai impulsionar a economia e a geração de empregos. "Hoje, muitas pessoas estão saindo do ramo da produção de rede e migrando para a criação de camarão. A atividade tem se mostrado em potencial crescimento aqui em Jaguaruana. Só que da forma como tem sido feita, a atividade gera preocupações para os próprios criadores, que não possuem autorização para exercer a atividade", explica.

O secretário frisa, ainda, que o município perde em receita. "O que é produzido aqui, de forma clandestina, não gera receita para a cidade e, com isso, fica difícil realizar projetos para desenvolver a criação do camarão. Formalizar também contribui para a economia local", ressaltou Moreira.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados