Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Policlínicas inauguradas não atendem à população

Óticas Diniz

Tribuna do Ceará

28/05/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Com a promessa da criação de 22 policlínicas espalhadas pelo estado, o governo do Ceará já inaugurou 10, quase a metade. O leitor do Tribuna do Ceará, por meio do canal de sugestão de matérias do portal, relatou que 13 policlínicas estavam prontas ou em obras desde 2010/2011, sem qualquer funcionamento e/ou permanecendo fechadas. Dentre as denunciadas, constam duas recém-inauguradas:  em Acaraú e Campos Sales.

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), as clínicas dos dois municípios foram inauguradas recentemente, mas ainda não fazem atendimento ao público. Secretaria informou que, no momento, há uma capacitação para os funcionários que trabalharão no local.

Além disso, a Sesa confirmou que ainda faltam as 11 inaugurações nos municípios listados pelo internauta. “Dessas 11, estão com as obras prontas e sendo equipadas para inaugurações as que ficam em Russas, Icó, Canindé, Quixadá e Tianguá. As outras estão com as obras em fase final, com exceção de Maracanaú, que está com 85% das obras concluídas porque a construtora que está executando as obras faliu e está em andamento um novo processo de licitação”, ressaltou.

Quanto a fase de acabamento, os problemas de infraestrutura e a instalação de equipamentos são os fatores que atrasam a entrega das clínicas. A Sesa informou que em Iguatu, por exemplo, a obra estava pronta, mas apresentou problemas, como as infiltrações. Isso acabou adiando a inauguração.

Falta uma

Segundo a secretaria, a 22ª policlínica foi agregada depois ao programa do governo do estado. “No ano passado, o governador anunciou a construção dela, no município do Crato. Isso em função da distância da policlínica regional em Campos Sales”.

Inauguradas

De acordo com a Sesa, as dez policlínicas entregues à população são as de: Tauá, Baturité, Camocim, Pacajus, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Acaraú, Campos Sales e Sobral. “Só para você ter ideia dos resultados, só na Policlínica Regional em Baturité foram realizadas 5.500 mamografias de abril de 2011 até 27 de maio de 2013”, informou a assessoria.

Administração e funcionários

A Secretaria de Saúde ainda disse que a administração das policlínicas são realizadas por consórcios, entre o governo e as prefeituras locais. A partir do consórcio, o governo financia o local com 60% de investimento, enquanto as prefeituras dos municípios agraciados arcam com 40%.

Os funcionários são contratados a partir de seleção pública, realizada pelo governo. Os contratados são considerados celetistas, podendo ser demitidos com ou sem justa causa.

Sem atendimento

De acordo com o secretario do consórcio de saúde da micro região de Acaraú, Paulo Filho, a previsão para o início de atendimentos à população é para julho deste ano. Além disso, ele informou que os celetistas, aprovados na seleção pública, já estão sendo convocados. No momento, os profissionais de informática estão sendo capacitados no local.

O Tribuna do Ceará tentou entrar em contato com a Prefeitura de Campos Sales, mas as ligações não foram atendidas até a postagem desta matéria.

Confira a lista enviada pelo leitor do Tribuna do Ceará:

Acaraú – Fechada. A obra ficou pronta no final de 2011.

Barbalha – Fechada. Pronta em 2012.

Campos Sales – Fechada. Pronta em Julho de 2011.

Canindé – Fechada. Pronta em 2012.

Caucaia – Fechada. Pronta em 2012.

Crateús – Fechada. Pronta em 2012.

Icó – Fechada. Pronta em 2011.

Iguatu – Fechada. Pronta no final de 2011.

Limoeiro do Norte – Fechada. Pronta no final de 2012

Maracanaú – Fechada. Ordem de serviço foi em maio de 2010.

Quixadá – Fechada.

Russas – Fechada.

Tianguá – Fechada. A ordem de serviço para a obra foi em Março de 2010.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados