MAIS EM NEGÓCIOS
-
04/03/2024
A segmentação do mercado é uma tendência observada no município, onde quem ganha é o consumidor
Russas. Produtos para bebês têm cada vez mais espaço garantido no comércio local. Recentemente, este município recebeu mais uma loja, é a terceira do segmento. A expansão reflete na variedade de produtos ofertados, na melhoria do atendimento e nos preços atrativos. A qualidade e o bom atendimento são a tônica para satisfazer as necessidades de consumidores cada vez mais exigentes.
Uma variedade de produtos, desde roupas, acessórios e utensílios para o público infantil pode ser registrada no comércio da cidade. Os jovens lojistas, segundo a CDL, trazem inovação para o setor, com empresas mais competitivas FOTO: ELLEN FREITAS
Com o setor lojista em potencial crescimento, este município vem ganhando lojas exclusivas para diversos públicos. Entre os destaques estão as lojas para bebês, que aos poucos vem ampliando o número de lojas. Há cerca de 10 anos, o setor tinha apenas uma loja. Agora, já são três, com potencial de mais expansão no segmento. O crescimento é acompanhando pela Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade (CDL), que avalia como positivo o desempenho do comércio e o novo perfil das lojas que estão sendo implantadas.
Uma das lojas mais tradicionais no setor de produtos infantis é a Baby Look. Há mais de 10 anos no mercado, a loja oferece uma variedade de produtos para recém-nascidos e crianças. São roupas infantis, enxovais e assessórios, além de carrinhos para bebês, brinquedos e assessórios para a decoração do quarto dos pequenos. A loja é uma das lojas mais bem sucedida do setor no município, mantendo a fidelidade da clientela e sendo referência em atendimento diferenciado. Se mantém inovando para assegurar qualidade, bons preços e facilidades na hora do pagamento.
Inaugurada há pouco mais de cinco meses a loja Smile Pais & Filho trabalha com produtos exclusivos para bebês. A ideia surgiu após a proprietária Ligia Ribeiro realizar uma pesquisa no comercio local e uma consulta junto a possíveis fornecedores. "Desde setembro do ano passado, eu já vinha pensando no projeto de uma loja. Então a pesquisa foi feita. Consultamos possíveis fornecedores e obtivemos resposta positiva para o segmento infantil", conta.
"Nosso maior desafio foi colocar produtos de qualidade, de marcas já conhecidas nacionalmente e com preços competitivos", ressaltou Ligia.
A loja vende de chupetas a enxoval infantil, móveis, cadeirinhas para carro, banheiras, roupas e calçados. Os produtos são destinados a recém-nascidos e crianças de até 6 anos. Ligia conta que, em dois meses e meio da inauguração da loja, houve a necessidade de expandir a oferta de produtos, diante da crescente procura. A loja havia sido inaugurada em dezembro do ano passado, com produtos para bebês de até um ano de idade.
Em pouco mais de cinco meses de funcionamento, a loja já registra mais de 600 vendas. Dentre os produtos mais procurados pelos pais, estão toda a linha de produtos Burigotto e os enxovais da linha Batistela. Dos fornecedores, 80% do que é comercializado na loja vem de fábricas em São Paulo, Santa Cataria e Minas Gerais, os outros 20% são adquiridos através de representantes comerciais.
"A compra direta da fábrica garante preços mais competitivos. Há produtos, como os berços, que chegam a ser R$ 100 mais barato do que em muitas lojas na Capital. Isto significa uma economia para os nossos clientes, sem abrir mão de produtos de qualidade", ressalta Ligia.
A loja utiliza as redes sociais para expor produtos e promoções. Para os clientes, a loja oferece brindes e descontos de 5% e 10% nas compras à vista, além do parcelamento nos cartões. A expectativa, segundo Ligia, é haver um crescimento de 20% a 30% na oferta dos produtos até o fim do ano, modernizar as instalações da loja.
Para o presidente da CDL de Russas, Francisco Martins Dantas, o comportamento dos consumidores fez surgir as lojas com públicos específicos. "Há alguns anos, as lojas vendiam de tudo um pouco, para atender todos os públicos. Atualmente, com o crescimento do números de lojas e a variedade de produtos, os novos empresários estão investindo na segmentação do mercado. As lojas para bebês e infantis vêm ampliando seu espaço no comercio local", afirma.
Ele destaca também o empreendedorismo dos jovens que investe em seus próprios negócios. "Eles trazem novos conhecimentos para a dinâmica do comércio, estimulam a competitividade, beneficiando os clientes".
Oferta
30% na oferta de produtos para bebês e crianças até seis anos é a estimativa de crescimento feita por uma das empresas que atuam no Centro da cidade.
Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão?