Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

NOTÍCIAS / CIDADE

Segundo Secretária escolas municipais mantém padrão de qualidade na merenda

Óticas Diniz

David Oliveira

09/05/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Manter a qualidade da merenda escolar é um dos maiores desafios de qualquer gestor municipal. Através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério da Educação garante aos municípios o repasse de recursos financeiro para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica. Em Russas, a Escola Raimundo Pelópidas de Araújo, é um exemplo de que a merenda escolar que chega ao prato dos alunos é de excelente qualidade.

 

Segundo a cozinheira responsável pelo preparo da merenda, Francisca Liduina da Silva, a merenda que chega à escola é de excelente qualidade. Liduina ressalta que a merenda é feita com todo o cuidado e dedicação. "Além da qualidade, a merenda aqui é feita com amor", destacou Francisca Liduina

 

A Diretora da escola, Ana Samara, conta que o armazenamento da comida é feito seguindo ordens da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). “Foram colocadas telas nas entradas de ar do depósito para que dessa forma o ar circule pelo depósito, além de barrar a entrada de insetos”, explica.

 

Em relação ao abastecimento, a diretora ressalta que frutas, legumes e frango chegam semanalmente, já alimentos como arroz e macarrão chegam mensalmente. "É possível adequar o cardápio sem fugir das necessidades básicas que a criança precisa, dessa forma a comida não estraga, já que as crianças gostam bastante do que é feito" ressaltou Samara.

 

O cardápio que é levado para as escolas é montado para atender as necessidades nutricionais das crianças. Segundo a Nutricionista responsável pelas escolas do município, Yasmine de Castro, o cardápio das escolas é montado seguindo as normas estabelecidas pelo FNDE. Segundo ela, as escolas que servem apenas um refeição precisam atender 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos e as escolas em tempo integral precisam atender 70% dessas necessidades.

 

"O cardápio vai respeitar as necessidades nutricionais das crianças, além de respeitar a regionalidade, ou seja, os alimento básicos da região. Devem ser alimentos que elas consigam comer, que elas gostem e que sejam saudáveis ao mesmo tempo" ressaltou Yasmine.

 

Atualmente a merenda escolar dos alunos de Russas, é composta por ovos, carnes, frango, legumes, leite, dentre outros alimentos. Uma parte desses alimentos vem diretamente da Agricultura Familiar. As frutas que chegam às escolas são fornecidas por agricultores da região.

 

A Secretária de Educação, Morlânia Chaves, ressalta que 100% das escolas de Russas são abastecidas regulamente. "Se você quiser visitar hoje 100% das escolas, você vai ver que todas elas estão abastecidas com merenda para um mês", ressaltou a Secretária.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados