Previsão do Tempo

RUSSAS

31ºC

NOTÍCIAS / BRASIL

Câmara aprova urgência para criação de municípios

Óticas Diniz

Cnews

09/05/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Será votado na próxima terça-feira (14), na Câmara dos Deputados, a votação do mérito do projeto de lei que define regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no país. A medida beneficia vários estados, inclusive o Ceará, que poderá ter cerca de trinta distritos emancipados.

Em 2009, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou lei complementar, de autoria do hoje vice-governador Domingos Filho (PMDB), com regras sobre desmembramento de distritos, transferindo para o Legislativo estadual a decisão sobre a criação de municípios

Até 1996, os critérios para a emancipação de distritos eram estabelecidos por Assembleias Legislativas, mas o Congresso havia aprovado emenda constitucional para frear a criação de municípios, estabelecendo que as exigências deveriam constar numa legislação federal, embora a aprovação para o desmembramento de uma localidade continue dependendo das assembleias. É esta lei que os deputados querem votar na próxima semana.

O projeto aprovado pelo Senado exige que um estudo de viabilidade para a criação de novos municípios seja feito pelas assembleias legislativas e plebiscito nos municípios envolvidos. Para a emancipação, a população do novo município deve ser igual ou superior a 5 mil habitantes (Norte e Centro-Oeste): 7 mil habitantes (Nordeste) e 10 mil (Sul e Sudeste).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados