Previsão do Tempo

RUSSAS

30ºC

NOTÍCIAS / REGIONAL

CVT de Russas e CVT Portuário vão iniciar em agosto cursos técnicos do IFCE pela rede e-Tec

Óticas Diniz

Flamínio Araripe

05/05/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) inicia em agosto as aulas dos cursos técnicos do e-Tec em sistema semipresencial no CVT de Russas e CVT Portuário da Companhia Docas do Ceará, em Fortaleza, nas áreas de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Informática e Edificações. O CVT Portuário também dará os cursos técnicos de nível médio para qualificação de servidores da rede municipal da Prefeitura de Fortaleza nas áreas de Alimentação, Infraestrutura e Secretariado.


Os cursos de Infraestrutura e Secretariado também serão dados pelos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social localizados no Lagamar, Jangurussu, Messejana, Parque São José, Conjunto Ceará, Vicente Pinzon e Conjunto José Walter. O professor Márcio Daniel Santos Damasceno, coordenador do Programa e-Tec do IFCE, informou nesta quinta-feira (dia 2), em reunião com o deputado Ariosto Holanda, a programação dos cursos da rede de polos e-Tec do Ceará que terão as vagas anunciadas em edital a ser lançado nos próximos dias com a definição de datas para inscrições dos alunos ao sistema de seleção.

O CVT de Russas, que está em processo de federalização, já anunciada pelo Ministério da Educação e IFCE, vai oferecer cursos técnicos de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Informática e Meio Ambiente. Para professores das escolas do município de Russas, serão ofertados os cursos técnicos de Infraestrutura e Secretariado.

O credenciamento do CVT de Russas e do CVT Portuário como polos do E-Tec foram propostos pelo deputado Ariosto Holanda, para ampliar a oferta de capacitação técnica e aprimorar a qualificação dos servidores das escolas do município e de Fortaleza na gestão do secretário de Educação Ivo Gomes. O Polo de Fortaleza do e-Tec inclui ainda os sete CITS, que foram implantados com recursos de emenda do parlamentar e do Tesouro Estadual, aprovados pelo governador Cid Gomes.

O CVT Portuário Manuel Dias Branco, da Companhia Docas, vai ofertar cursos técnicos de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Edificações, e, para professores das escolas municipais de Fortaleza, os cursos de técnicos de Alimentação, Infraestrutura e Secretariado. O processo de federalização do CVT de Russas, disse Ariosto Holanda, foi iniciado quando o ex-prefeito do município, Raimundo Cordeiro, destinou área para receber a obra, financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com emenda do deputado.

Como a saída do prefeito Raimundo Cordeiro, Ariosto Holanda articulou com o sucessor no cargo, Weber Araújo, a doação das instalações do CVT de Russas ao IFCE, efetivada com aprovação da Câmara Municipal, e em seguida conseguiu a federalização da instituição com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o parlamentar, o ministro disse que se tiver um CVT com a mesma estrutura no Ceará pode levar para o MEC que ele aprova a federalização.

Quando for publicado o edital para inscrição aos cursos dos polos do e-Tec do IFCE, serão atendidos com vagas também os municípios de Crateús, Quixeramobim, Campos Sales, Pacajus, Tauá, Mauriti, Horizonte, Aracati e Caucaia, que somam com Fortaleza e Russas 1.400 vagas na primeira chamada deste ano e mais 1.340 na segunda chamada ainda em 2013.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados