Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Jaguaruana: Realizada audiência pública sobre o problema da estiagem

Óticas Diniz

Sérgio Adriano

28/04/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Naldo Quirino ressaltou que o principal objetivo desse encontro é a busca de soluções para o homem do campo.

A pedido dos vereadores de oposição Naldo Quirino, Bebeto Kiloucura, Bosco, Vovô da Empreserv, Zé Maria do Sindicato e Camilo da Santa, foi realizada na manhã da última sexta-feira, dia 26 de abril, na Câmara Municipal de Jaguaruana, uma audiência pública com o objetivo de buscar soluções junto aos órgãos municipal, estadual e federal para o grande problema que o município enfrenta em relação à estiagem.

Falando em nome de todos os vereadores que solicitaram a realização dessa Audiência Pública, um dos anfitriões do encontro, o vereador Naldo Quirino, agradeceu a presença de todas as autoridades e público presente, ressaltando que o principal objetivo desse encontro é buscar soluções para o homem do campo que tem sofrido muito com a estiagem, tendo sido este grupo de vereadores que compõem a base de oposição da Câmara Municipal procurados por vários agricultores desse município, buscando assim soluções emergenciais para os problemas enfrentados, reconhecendo ser a cidade de Jaguaruana uma das cidades do Vale do Jaguaribe de maior potencial na área da agricultura, fato esse comprovado com os vários tipos de solos existentes e a grande quantidade de água encontrada no subsolo, afora o Rio Jaguaribe que corta a cidade.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dr. Adelmarzinho, disse estar presente em nome do Secretário Nelson Martins mais para ouvir as reivindicações dos agricultores, dos vereadores e das demais autoridades presentes e em seguida encaminhá-las ao Governo do Estado, já tendo tomado conhecimento inclusive que o município necessita e muito da intervenção do Estado nos programa de construção de cisternas de placas, de perfuração de poços profundos, da distribuição do milho, de abastecimento d’água, dentre outras necessidades emergenciais.

Já o Dr. Abdias Monteiro, Gerente Regional da Ematerce, entregou a todos que ali se encontravam um documento de uma prestação de contas da Ematerce no enfrentamento a estiagem em relação aos anos de 2012 e 2013. Aproveitou também a oportunidade para pontuar algumas ações que para ele são imprescindíveis, como a continuação e o fortalecimento do crédito emergencial e o programa de distribuição do milho para os criadores e agricultores da região. Inclusive foi sugerido como ação imediata pelo mesmo também que o Governo do Estado veja a questão de adquirir e repassar para o agricultor deste município sementes de maniva de mandioca e do sorgo forrageiro. O Gerente do Escritório da Ematerce em Jaguaruana, Dr. Luis Santiago, esteve também presente ao evento representando o órgão.

O Gerente Geral e o Gerente de Relacionamento da agência do Banco do Brasil da cidade, respectivamente Alfredo Jonas e Assis Filho, disseram que o banco tem cerca de R$ 3 milhões aplicados no agro negócio ao médio agricultor no município, faltando o agricultor “pronafiano”, ou seja, o pequeno agricultor, procurar mais a instituição, pois de posse da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) o banco irá procurar uma linha de crédito adequada para cada agricultor, sendo observado também pelos mesmos que falta gerenciamento dos órgãos competentes na área da agricultura, assim como dos próprios produtores e agricultores.

A prefeita municipal em suas breves palavras disse estar disposta a ajudar naquilo que estiver ao alcance da administração. Já o Secretário de Agricultura de Jaguaruana, Dedé do Zé Maurício, disse que o município vem realizando um mapeamento das necessidades mais urgentes do homem do campo e buscando parceria com os governos no sentido de achar soluções que venham a beneficiar a todos.

Alguns agricultores presente ao evento usaram da palavra e pediram que essa Audiência Pública não ficasse somente em conversas e sim se transformasse em ações que venham a beneficiá-los.

Compareceram também a esse importante evento, o Sr. Aluisio Rocha, representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaguaruana e os vereadores Fátima do Roberto e José Melo Mota.

A grande ausência no encontro foi do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Finalizando, o vereador Naldo Quirino, em nome de todo o grupo que solicitou a audiência, disse ter sido feito o papel de todos como representantes do povo deste município e que estarão sempre cobrando e buscando junto aos órgãos municipal, estadual e federal, um atendimento digno e respeitoso com esse que coloca todos os dias o alimento em nossas mesas, ou seja, o homem do campo.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados