Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

NOTÍCIAS / CIDADE

CINEMA NO VALE DO JAGUARIBE – os selecionados do festival

Óticas Diniz

Blog de Cinema

28/03/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Cinefestival (Festival de Cinema brasileiro do Vale do Jaguaribe) exibirá, de 3 a 6 de julho próximo, 74 curta-metragens de 17 estados, dentro e fora de competição. A lista é composta por filmes premiados em festivais importantes como Gramado, Brasília e Festival do Rio, além de exemplares ainda inéditos. Algo inédito no sertão cearense



Voltado para a formação de público no interior do Ceará, o Cinefestival terá a sua primeira edição sediada no município de Russas (a 160 km de Fortaleza) de 3 a 6 de julho. Produzido pelo cineasta Allan Deberton (do belo curta Doce de Coco), o evento trará 74 curta-metragens divididos em treze (13) categorias competindo pelo Troféu Araibu e cinco (05) mostras especiais competindo pelo prêmio do júri popular.


Entre os curtas que integram a programação do festival, figuram nomes como A mão que afaga de Gabriela Amaral Almeira (premiado no ano passado em Gramado e Brasília); O menino do cinco de Marcelo Matos e Wallace Nogueira (também premiado no Festival de Gramado de 2012); Quinha de Caroline Oliveira (exibido no Festival Internacional de Curtas de São Paulo e no Amazonas Film Festival); A arte de andar pelas ruas de Brasília (premiado no Festival de Brasília e exibido no Festival Internacional de curtas de São Paulo); Linear de Amir Admoni (premiado no Amazonas Film Festival); Julie, Agosto, Setembro de Jarleo Barbosa (exibido no Festival de Gramado e no Festival Internacional de curtas de São Paulo); Ribeirinhos do asfalto (premiado no Festival de Gramado); entre outros.

Filmes cearenses como o multi-premiado Cine Holliúdy, de Halder Gomes; Rua da escadinha, de Márcio Câmara; Vida Maria, de Márcio Ramos e A Paranóia. de Ernani Paiva concorrem ao Troféu Araibu na categoria Melhor Filme Nordeste. Outros curtas locais como A Casa das horas, de Heraldo Cavalcante (indicado às categorias de Direção, Atriz, Fotografia, Trilha Sonora e Arte) e o documentário Jus de Marcelo Dídimo (indicado na categoria Documentário) também fazem parte da programação.

A lista é organizada pelas categorias de Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Roteiro; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Montagem; Melhor Som; Melhor Fotografia; Melhor Trilha Sonora; Melhor Arte; Melhor Animação; Melhor Documentário e Melhor Curta Nordeste. Além das mostras especiais, Diversidade; Descontração; Criança; Universitária e Fantástica.


LISTA DE INDICADOS – TROFÉU ARAIBU



MELHOR FILME

- A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília (DF), de Rafaela Camelo

- A Mão que Afaga (SP), de Gabriela Amaral Almeida

- Derredor (SE), de André Aragão e Isaac Dourado

- Menino do Cinco (BA), de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira

- O Membro Decaído (MA), de Lucas Sá

- Quinha (PE), de Caroline Dias

Assista ao trailer de Derredor

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados