Previsão do Tempo

RUSSAS

24ºC

NOTÍCIAS / CEARÁ

Morre ex-prefeita de Quixeramobim, primeira mulher eleita por voto direto no Brasil

Óticas Diniz

Redação

16/03/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Aldamira Guedes foi eleita prefeita de Quixeramobim em 1958. (Foto: Internet)

Aldamira Guedes Fernandes, ex-prefeita de Quixeramobim, morreu em Fortaleza, na madrugada de sábado (16), aos 89 anos, por conta de uma parada cardíaca. Aldamira foi a primeira mulher eleita prefeita por meio do voto direto no Brasil.

De acordo com informações de amigos da família, a ex-prefeita foi internada em janeiro em um hospital da Capital cearense, após sofrer uma queda em sua residência e fraturar o fêmur da perna direita. A pioneira passou por umacirurgia e, quando já estava se preparando para retornar a Quixeramobim, teve uma parada cardíaca.

O corpo da ex-prefeita será velado em sua residência, no Centro de Quixeramobim. A Prefeitura Municipal decretou luto oficial de 5 dias. A data e horário do sepultamento ainda não foram definidos.

Natural de Iguatu, Aldamira foi morar em Quixeramobim aos 17 anos de idade, após se casar com o médico e ex-prefeito da cidade, Joaquim Fernandes, já falecido. Em 1958, foi eleita prefeita do município, exercendo mandato entre os anos de 1959 a 1962.

Há controversas sobre piorneirismo da cearense

Para o Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Norte, a potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita na história do País, em 1928, no município de Lajes, no Rio Grande do Norte. Alzira, porém, tornou-se prefeita por meio de nomeação.

Fonte: Diário do Nordeste

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados