Previsão do Tempo

RUSSAS

29ºC

NOTÍCIAS / MUNDO

Operadora assegura cobertura 4G até o final de abril

Óticas Diniz

Arimatéia Filho

02/03/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Fortaleza vai sediar jogos da Copa das Confederações em junho deste ano e, assim como as demais cidades-sede do evento, precisa disponibilizar conexão de internet 4G de boa qualidade até o próximo mês. A previsão é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Uma das principais preocupações da Anatel é a qualidade na prestação do serviço.

Por isso, uma determinação do Ministério das Comunicações prevê que pelo menos 400 novas antenas de telefonia sejam instaladas na cidade. A velocidade 4G é até 100 vezes mais rápida que a atual, com ela é possível fazer downloads de músicas e vídeos em segundos, assistir diretamente da internet a séries, a filmes e a desenhos sem muita dificuldade.

Pensando nas melhorias

A OI informou, por meio de nota, que iniciou os testes da tecnologia 4G em 2012 e que continua realizando neste ano, agora em maior abrangência. Segundo a empresa, o edital do 4G exigiu inicialmente a cobertura de 50% do território das seis cidades-sede da Copa das Confederações. As regiões abrangidas pela operadora na capital cearense ainda vão ser divulgadas.

Procurada pelo Jangadeiro Online, a TIM disse estar cumprindo o cronograma do edital da Anatel, onde todos os municípios com mais de 100 mil habitantes devem ter cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. Em nota, a operadora certificou que as cidades sedes da Copa das Confederações estarão cobertas por 4G até 30 de abril de 2013, enquanto as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013.

Internet móvel é motivo de reclamações

Boa parte das pessoas que usam internet móvel em Fortaleza se queixa dos preços e da qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia. É o caso de Carol Veras, publicitária, que em razão do trabalho precisa estar on-line a maior parte do tempo. Ela reclama que “a oscilação no funcionamento da (internet) 3G frustra isso. Impossibilita o que deveria ser ágil, prejudica, atrasa e compromete”.

A jornalista Gisa Carvalho conta que cancelou a assinatura do serviço 3G recentemente, porque, além de problemas sérios com a conexão, era cobrada por excesso de bytes, quando o serviço não estava sendo utilizado. O ator Rai Santorini, que usou internet 3G durante o ano passado, se diz arrependido. “Era péssima a qualidade e, com o passar do mês, ia ficando pior. Nas últimas semanas não era possível assistir a vídeos nem postar fotos em redes sociais”, diz.

“Precisamos ter qualidade”

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu apoio dos prefeitos para facilitar a instalação de antenas e torres de celulares no país. “Precisamos ter qualidade, as pessoas estão reclamando”, ressaltou. Prevendo uma sobrecarga de demanda com os jogos do Mundial de Futebol da Fifa, Bernardo disse que as empresas vão ter que montar uma estrutura transitória para poder dar vazão à demanda.

Via Jangadeiro Online

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados