Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

NOTÍCIAS / REGIONAL

CVT de Russas e Quixeré vão ser interligados em rede de alta velocidade

Óticas Diniz

Flamínio Araripe

24/02/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os oito Centros de Inclusão Digital (CIDs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em distritos de Russas e Quixeré vão ser interligados em rede de videoconferência com internet de alta velocidade para ensino a distância. O projeto, que será licitado pelo IFCE com recursos de emenda parlamentar, foi discutido nesta sexta-feira pelo deputado Ariosto Holanda com o professor Marcelo Anderson, do IFCE, e Messias Xavier de Sousa, da Orion Telecom, que trabalha no detalhamento técnico do projeto da rede.

A conexão dos CIDs à sedes dos dois municípios será feita por sistemas de rádio através de torres de 12 metros com capacidade de transmissão de sinal de dados, voz, vídeo e telefone por IP na velocidade de até 70 Mbps, explica Messias Xavier. Serão instaladas torres em Russas no CVT que está em processo de federalização para se tornar um polo do IFCE e nos CIDs do município nos distritos de São João de Deus, Flores, Peixe, Brunhu e Lagoa Grande e em Quxeré, nos CIDs de Tomé, Lagoinha e Água Fria, todos eles construídos pelo IFCE com recursos emenda do deputado.

Ariosto Holanda informou que o processo de credenciamento do CVT de Russas aos cursos do e-Tec do IFCE será agilizado com a inclusão da unidade na expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, com 39 novos polos, a ser anunciada pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante. A receber o prefeito de São João do Jaguaribe, Acácio Chaves, o deputado anunciou que também o Núcleo de Informação Tecnológica do IFCE no município poderá ser integrado à rede e-Tec e combinou defender o projeto no MEC com o coordenador do e-Tec no IFCE, professor Márcio Daniel Santos Damasceno.

O NIT de São João do Jaguaribe, que corresponde a um CVT do tipo 2 na nomenclatura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será avaliado pelo Márcio Damasceno para elaboração do projeto de credenciamento na rede e-Tec. Se for necessário acrescentar laboratórios, segundo Ariosto Holanda, o IFCE já conta com recursos de emenda para a aquisição e instalação.

O prefeito Acácio Chaves disse ter interesse de imediato em oferecer três cursos do e-Tec – o de Alimentação Escolar, Edificações e Segurança do Trabalho. “Há necessidade de capacitação das pessoas para o trabalho”, disse ele, que participou do encontro com a primeira dama, Dânia e o secretário de Educação do município, Roberlândio Alves, que na gestão passada exerceu o mesmo cargo na Secretaria de Educação de Horizonte onde desempenha a função de tutor no curso de Informática do e-Tec.

O IFCE oferece, pelo e-Tec, cursos de nível médio em segurança do trabalho, eletrotécnica, informática, rede de computadores, meio ambiente, edificações e três modalidades para profissionais que trabalham nas escolas: secretaria escolar, infraestrutura escolar e alimentação escolar. A rede tem polos hoje em Caucaia, Horizonte, Tauá, Quixeramobim, Mauriti, Crateús e Aracati e projetos de ampliação para Campos Sales, Pacajus, Fortaleza (CVT Portuário), Russas e São João do Jaguaribe.

O deputado recebeu os secretários de Educação de Quixeré, Francisco Gildeon Sousa e de Morada Nova, Hilmar Sereio Pinto da Cunha, este acompanhado do assessor da Secretaria de Agricultura Coldoaldo Galvão, e discutiu projetos para os dois municípios. Os secretários foram convidados para uma reunião no Ministério da Educação em data a ser agendada e se mostraram interessados em projetos para cessão de notebooks para os professores da rede municipal e no lançamento da cartilha Educação e Trabalho – Um Compromisso de Todos, com palestra do deputado, autor do trabalho, em data a ser marcada nos dois municípios.

Quixeré terá um CVT tipo 3, o de maior dimensão, informou Ariosto Holanda que colocou no orçamento deste ano R$ 2 milhões para a obra a ser construída pelo IFCE na área do antigo matadouro do município. O deputado informou ainda que a prefeitura de Quixeré precisa destinar um prédio para que seja implantado um polo de educação semipresencial e de ensino a distância da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para receber os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação.

Também Morada Nova, que possui um campus do IFCE, vai operar com cursos da UAB e receberá um CVT de Bioconbustíveis com usina de álcool e usina de biodiesel, disse Ariosto Holanda. O deputado assinalou que vai discutir o projeto em Brasília com o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto, que tem interesse em financiar a obra por estar inserida na linha da agricultura familiar e beneficiar pequenos agricultores do perímetro de irrigação Morada Nova, do Departamento Nacional de Obras Contas as Secas (Dnocs). Ele anunciou ainda que destinará emenda para a construção de um CID no distrito de São João do Uruaú, polo moveleiro.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados