Previsão do Tempo

RUSSAS

33ºC

NOTÍCIAS / CIDADE

Asterussas quer coibir extração ilegal de argila

Óticas Diniz

David Oliveira

21/02/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Russas. Aconteceu na tarde de ontem (20), na sede da Associação da Indústria de Cerâmica Vermelha do Vale do Jaguaribe (Asterussas), localizada neste município, reunião com representantes da classe ceramista e poder público local. Na pauta estava a extração ilegal de argila e a necessidade de se realizar fiscalização mais rigorosa. Segundo levantamento feito pela entidade, 50% das empresas realizam extração ilegal da matéria prima.

 

Segundo os ceramistas presentes, tal atitude desenfreada traz consigo uma série de prejuízos ambientais e econômicos. Dados divulgados pela Associação, apontam que pelo menos 50% dos ceramistas promovem a extração ilegal na cidade e não pagam os impostos devidos, além de causar sérios impactos ao meio ambiente. A irregularidade prejudica quem trabalha dentro da legalidade e promove uma concorrência desleal.

 

O presidente da Asterussas, Helano Rebouças, deixou claro que objetivo dessa ação não é punir ninguém e sim que todos possam trabalhar de maneira igualitária e legal. "Nós queremos legitimidade, igualdade e condições necessárias para que todo mundo faça um bom uso e desfrute das situações que nos é pertinente na fabricação de telhas e tijolos no município de  Russas", destacou.

 

O prefeito Weber Araújo, em sua fala, se comprometeu em dar assistência necessária para que o trabalho seja realizado dentro da legislação. "O foco é gerar uma organização entre a classe e tentar trazer os ceramistas ilegais para que eles possam entrar na legalidade", frisou o prefeito.

 

A partir dessa reunião ficou definido a criação de uma comissão que irá fiscalizar a extração de barro para a industria e cerâmica local. A prefeitura encaminhou para ser votado na câmara municipal um projeto de lei que cria a Secretaria de Meio Ambiente, que dará suporte a essa e outras questões.

 

Redação TV Russas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados