NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

CERTIFICAÇÃO DIGITAL: CDL de Russas é pioneira na região

Ellen Freitas

14/02/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Sete Câmaras Lojistas do Interior se uniram e participaram de capacitação para uso do novo serviço

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL) é a primeira da região a implantar o serviço direto de emissão de Certificação Digital. O procedimento é obrigatório para empresas que possuem a partir de um funcionário e que precisam realizar transações online. Para obter o serviço, sete CDLs do Interior se uniram para viabilizar a realização do treinamento em Itapipoca. A Certificação Digital já é exigida para operações bancárias on line e para emissão e recebimento de documentos na internet.

O documento é obrigatório para todas as empresas que possuem a partir de um funcionário e que precisam utilizar procedimentos on line

A implantação do serviço foi necessária diante do aumento da procura pelas próprias empresas. "Antes, para ter a certificação, o empresário precisava ir à Fortaleza. Agora, os lojistas da região encontram este serviço aqui na CDL" afirmou o presidente da Câmara de Russas, Francisco Martins Dantas.

Para obter a o certificado digital é preciso que o interessado procure uma Autoridade de Registro (AR), que são liberadas pelas Autoridades Certificadores (AC) para realizar o cadastro. No caso de Russas, a AR é a CDL, que tem como autoridade certificadora o Serasa.

Outras ACs são Serpro, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Certisign, Imprensa Oficial, AC-JUS (Autoridade Certificadora da Justiça), ACPR (Autoridade Certificadora da Presidência da República) e Casa da Moeda do Brasil.

Adequação

"Isso foi possível graças ao convênio que possuímos com o SPC Brasil, que compartilha do mesmo banco de dado do Serasa. Tivemos essa oportunidade de implantarmos o serviço pela CDL e nos adequamos para receber", afirma Dantas.

Para isso, ele explica que precisou contratar uma funcionária especificamente para o registro, com o prévio treinamento realizado pelo instrutor do Serasa.

Segundo observou, o treinamento é normalmente realizado em São Paulo. Como conseguiram unir outras Câmaras Lojistas interessadas para custear a vinda do instrutor do Serasa, foi possível a capacitação.

Juntamente com Russas, as CDLs de Itapipoca, Quixadá, Tianguá, Maciço de Baturité, Maracanaú e Varjota também implantaram o serviço pela primeira vez. O curso é oferecido gratuitamente pela Serasa Experian e pode ser ministrado em qualquer cidade a partir de sete CDL´s participantes, ficando a cargo dos interessados os custos de translado e hospedagem do instrutor. No Interior, as Câmaras Lojistas de Juazeiro do Norte e Iguatu já emitiam a certificação digital.

O certificado digital é a assinatura digital do dono da empresa, com validade jurídica, utilizado em transações e operações na internet, tais como emitir ou receber documentos, emitir notas fiscais, acesso a bancos entre outros, de maneira rápida e sem burocracias. Porém, para isso, é preciso que essas transações sejam realizadas de forma confiável e segura. O certificado digital veio para atender essa necessidade. "É um documento eletrônico com assinatura digital e tem a mesma validade que a assinatura de uma pessoa na identidade. No caso, é a assinatura digital que garante a legitimidade de quem está realizando a operação", explica a agente de registro da Certificação Digital pela CDL, Jorgiany Carvalho. Segundo ela, a certificação pode ser obtida no prazo de 24 horas, nos casos sem complicações.

Além das facilidades para os lojistas na hora de adquirir seu certificado digital, a CDL tem um retorno de receita cobrado para realização do serviço. Todas as certificações emitidas possuem um valor, onde uma determinada porcentagem fica para a entidade. Dantas estima que boa parte das empresas utilizem o e-CNPJ, uma das categorias do certificado que possui validade de três anos. "Esse é o cartão mais completo das certificações, mas há aqueles que são utilizados somente para emissão de nota fiscal. Então, a categoria varia de acordo com a necessidade do empresário", comenta.

O e-CNPJ custa R$ 290 à vista para todas as empresas, mas a CDL oferece desconto e outras formas de pagamento para os associados.

Segundo Dantas, os certificados digitais dão mais segurança, agilidade e comodidade para as empresas utilizarem todos os serviços oferecidos na internet pelos bancos e governo, de forma prática e segura.

Mais informações

Câmara de Dirigentes Lojistas de Russas
Telefone: (88) 3411.0552
Vale do Jaguaribe
http://www.certificacaodigital.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados