NOTÍCIAS / ENTRETENIMENTO

Carnaval 2013 vai garantir 24 horas de folia no Ceará

Diário do Nordeste

03/02/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Forró, axé music e as tradicionais marchinhas embalam a folia da serra ao mar, passando pelo sertão cearense

Fortaleza. Quer chova ou faça sol, a animação não terá trégua no Carnaval deste ano no Interior do Estado. Mesmo com a seca tendo ameaçado muitas cidades, a tradição da folia no litoral e no sertão se impuseram em meio às dificuldades. Além da alegria que não falta aos brincantes, atrações de grupos de forró e de axé música farão parte da programação durante o período carnavalesco, apresentando em palco ou nos trios elétricos.

Em Aracati, o Carnaval mais tradicional do Litoral Leste, 23 atrações comandam a festa nas praias e na avenida principal. As atrações serão divididas entre Sede, praia de Majorlândia, Santa Tereza e Outeiro. O Carnaval de Canoa Quebrada é comandado pelos blocos Muqueca e Mocreias Etílicas. À noite, a avenida se transforma em um corredor da folia, onde as atrações animam os foliões ao som de trios elétricos. Estão confirmadas as presenças de Garota Safada, Serginho e Pimenta Nativa e a Banda Mel, provenientes de Salvador, e ainda as Coleguinhas, Ítalo e Reno, Tribal e Forró Leal.

Em Paracuru, o carnaval está ameaçado pela falta d´água. No entanto, até ontem a Prefeitura mantinha as atrações em dois locais de festa.

Na Praia da Munguba/Farol, irá trazer no primeiro e no terceiro dia a banda Pegada dos Primos; e no segundo e no último dia a banda Xamego da Paixão. Já na Praça de Eventos, no dia 9, terá Forró de Salto Alto, Banda Zanzar e Banda Versátil. No dia 10, a Banda Forró Real, Zanzar e Versátil.

No penúltimo dia será a banda Lagosta Bronzeada, Forró Acochadin e Banda Versátil. A programação na praça se encerra com a banda Painel de Controle, Binha Cardoso e Banda e Evandro e Banda.

Já é tradicional o Carnaval na Barragem de Quixeré. A folia acontece no horário da tarde, de sábado à terça-feira. Como todos os anos, a folia reúne milhares de pessoas de toda a região do Baixo Jaguaribe.

No município de Jaguaruana o Carnaval começa logo na sexta, na praça da Prefeitura. Durante o dia, a festa será no polo de lazer às margens do Rio Jaguaribe. A partir das 17 horas, começa o famoso mela-mela na praça da Prefeitura, se estendendo por volta de 1h da manhã.

Em Icapuí, a brincadeira de foliões acontecerá em vários locais da cidade. Durante o dia, a animação será nas praias de Tremembé, Barreiras e Redonda. À tarde, o mela-mela se dará nas comunidades de Ibicuitaba, Mutamba e Cajuais. Durante a noite, bandas animam os filões na praça principal

Zona Norte

A programação oficial do Carnaval 2013 trará variadas atrações na sede e em alguns dos principais distritos de Sobral. Haverá festa gratuita nos distritos de Taperuaba, Bonfim, Aracatiaçu, Caracará, Patos, Jordão e Aprazível. Na sede, haverá Baile de Carnaval dos Idosos, no Clube dos Calçadistas, no dia 5 de fevereiro, às 17h. O Parque da Cidade receberá, nos dias 9 e 10 de fevereiro, o Carnaval das Crianças, começando às 17 horas.

Na segunda e terça-feira, acontece o tradicional desfile das Escolas de Samba na Passarela Marinho Pereira, que será montada na Av. Dr. Guarany.

Em Jijoca de Jericoacoara, a Secretária de Turismo e Educação do Município informa que as atrações carnavalescas serão duas por noite, na Avenida Manuel Teixeira. Já Camocim ainda não havia definido a programação, até o fechamento desta edição. Promete para amanhã.

Na região Centro-Sul, as cidades de Acopiara e de Várzea Alegre se preparam mais uma vez para realizar o Carnaval. As duas festas reúnem milhares de brincantes. Nos últimos anos, Várzea Alegre tem atraído um elevado público, cerca de 40 mil pessoas, e oferecido melhor estrutura: dois palcos e 40 camarotes. Um dos destaques do evento será a apresentação de Wesley Safadão e da Banda Garota Safada, no sábado, durante a abertura do Carnaval. Na cidade, há o tradicional desfiles das escolas de samba com participação de agricultores.

Sertão

Em Acopiara, a programação já está definida. Na abertura, dia 9, shows com as bandas Garota Safada, Dr. Pinote e Kátia Lima. No domingo dia, 10, será a vez de Ítalo e Reno, Banda pra Moer e Curtissamba. No dia 11, sobem ao palco, Banda Patrulha, Toca do Vale e Puro Prazer. No encerramento, dia 12, Márcia Freire, Forró Real e Senssasamba. A animação conta com a apresentação de bandas locais e desfile de blocos no Polo de Lazer.

Enquanto isso, tanto Quixadá como Banabuiú, onde são registrados os mais animados Carnavais do Centro do Estado, a folia deve atrair milhares de foliões este ano novamente. Em Banabuiú, apesar do município não ter convidado grandes atrações musicais para animar a festa, o prefeito Veridiano Sales e sua equipe pretendem deixar a arena carnavalesca, à margem do Rio Banabuiú, ainda mais agradável para quem quiser curtir o "Carnaval das Águas".

Em Quixadá, o clima de euforia já tomou conta da cidade. O motivo está na divulgação dos grupos musicais responsáveis pela festa na Praça José de Barros, tradicional palco de eventos populares. Outra mudança é a ausência do bloco Bixo Papão. No ano anterior, o Pitchu Babau já havia deixado de participar. Mas o Camaleão, campeão da última disputa carnavalesca, promete agitar os brincantes num salutar desafio com o caçula Crocodilo. A megaestrutura montada nos anos anteriores na praça e seu entorno receberá reforço especial. O mesmo vai ocorrer na "Folia das Águas", em Choró e no "Carnacentral", de Quixeramobim, cidade vizinha a Quixadá.

Região Metropolitana

O Carnaval de Maracanaú 2013 trará três atrações artísticas por noite, a partir das 22 horas, para a Avenida Presidente José Alencar, ao lado do Cefet (IFCE), na entrada do Jereissate. O tema da folia momina deste ano será o aniversário do município, que completará 30 anos no próximo dia 6 de março. Entre as atrações confirmadas estão Lagosta Bronzeada, Phaphiró da Bahia, Forró de Salto, Pisada Forrozeira, entre outras.

Em Caucaia, a Praia do Icaraí é mais uma vez o cenário do Carnaval oficial do município, com shows de bandas locais e nacionais, na Avenida Litorânea. Atrações como a cantora baiana Márcia Freire e a banda de forró Novo Balancear irão animar a avenida a partir das 21 horas, de sexta-feira, até terça-feira de Carnaval.

Na praça do Icaraí, no mesmo período, acontecerá o tradicional "Mela-mela", a partir das 17 horas, com bandas tocando marchinhas de Carnaval. Muitas famílias participam da festa.

Principais atrações

A força do forró

Mesmo com atrações ocorrendo ao longo do dia no litoral, bandas de forró darão mais uma vez exemplo da influência no Carnaval cearense, onde ainda compete com os grupos de axé music provenientes da Bahia. Quer no palco ou nos trios elétricos passeando pelas ruas centrais das cidades do interior, os grupos estarão presentes, principalmente, nas apresentações noturnas. Os destaques vão para Garota Safada, que se apresenta em Aracati e Maracanaú; As Coleguinhas, também em Aracati; Banda Patrulha, Italo e Reno e Lagosta Bronzeada estarão presentes em Maracanaú e Paracuru. Esta cidade, que ainda conta com sua festa ameaçada pela falta d´água, tem na programação oficial a presença do Forró Real, como informa Prefeitura Municipal.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados