Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / LIFESTYLE

CE registra 1.990 casos de câncer

Óticas Diniz

Diário online

22/11/2012

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Somente neste ano, o Estado do Ceará deve registrar 1.990 casos de câncer no aparelho digestivo, o que representa 3,28% dos números nacionais, que somaram 60.650. Em Fortaleza, serão 660 novas incidências, o que representa 3,37% dos casos, comparados com as demais capitais, que, juntas, contabilizam 17.220 diagnósticos.
Em Fortaleza, serão 660 novas incidências, o que representa 3,37% dos casos, comparados com outras capitais, que juntas somam 17.220 FOTO: KID JÚNIOR

Os dados, apresentados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão debatidos durante a XI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que vai acontecer em Fortaleza, entre os dias 24 e 28 de novembro, no Centro de Eventos Ceará (CEC). A iniciativa deverá reunir cerca de cinco mil pessoas para discutir temas ligados ao câncer.

A preocupação dos especialistas em relação aos números refere-se à necessidade de diagnóstico precoce, que pode evitar muitas mortes que, hoje, são causadas pela doença. "O quadro é preocupante, tendo em vista que o diagnóstico precoce pode levar à cura desses cânceres", revela Sérgio Bizinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), uma das organizadoras do evento.

Os cânceres do aparelho digestivo incluem neoplasias no cólon e reto, estômago e esôfago. "É possível detectar as doenças de maneira precoce, por meio da endoscopia baixa ou colonoscopia, um exame rápido e indolor que gera grande possibilidade de cura. Se existissem programas no SUS para incentivo do exame, menos pessoas morreriam por causa dessa enfermidade", acrescenta o médico, lembrando que o País precisa investir em campanhas de prevenção dos cânceres que afetam o aparelho digestivo.

SAIBA MAIS
Estimativa de novos cânceres

Cólon e Reto
Ceará 590
Fortaleza 290

Estômago
Ceará 1.050
Fortaleza 280

Esôfago
Ceará 350
Fortaleza 90

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados