Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / LIFESTYLE

Leigos exercem a oftalmologia

Óticas Diniz

TV Russas

01/11/2012

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Edmar Guedes, divulga, também, o XXIII Congresso Cearense de Oftalmologia FOTO: NATASHA MOTA
Presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Edmar Guedes, divulga, também, o XXIII Congresso Cearense de Oftalmologia FOTO: NATASHA MOTA

Uma prática bastante prejudicial à saúde ocular vem ocorrendo, com mais predominância, em alguns bairros de Fortaleza e no Interior do Estado: a prescrição de grau para óculos por pessoas sem formação profissional. A denúncia foi feita, ontem, pelo presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Edmar Guedes, alertando que isso acontece, via de regra, em óticas e com a utilização do equipamento oftalmológico refrator.

"Ao deixar de ser examinado por um oftalmologista, o cidadão fica sem diagnóstico, inclusive, de doenças que podem vir a causar até mesmo cegueira", ressaltou, incluindo entre esses males a glaucoma, assim como a retinopatia diabética.

"O exame feito pelo oftalmologista não se limita a medir o grau de óculos ou lentes de contato. Na consulta de rotina, também são verificados a pressão intraocular, o fundo de olho, entre outros", comentou, informando que desde o ano passado a SCO vem desenvolvendo a campanha "Cearense, um povo de visão". A iniciativa busca orientar a população sobre os cuidados necessários com a saúde ocular, bem como esclarecer sobre os perigos de se receber atendimento feito por falsos profissionais.

 
Visão
A campanha inclui atendimentos gratuitos à população, como, por exemplo, quando a instituição participa da promoção Ação Verdes Mares, que acontece mensalmente em bairros da cidade. Além disso, foi lançado um site especial (http://www.povodevisao.sco.med.br) no qual o visitante pode descobrir cuidados simples com a visão, os problemas oculares mais comuns (com informações sobre sintomas) e conhecer as atividades desenvolvidas pelos médicos oftalmologistas.

O presidente da Sociedade visitou, ontem, o Sistema Verdes Mares - ocasião em que foi recebido pelo diretor de Programação do SVM, Edilmar Norões - para divulgar o XXIII Congresso Cearense de Oftalmologia, que será realizado amanhã e depois, no Hotel Oásis Atlântico. O evento debaterá temas como catarata, glaucoma e lentes de contato.

O glaucoma acomete cerca de dois por cento da população e é a principal causa de cegueira no País e no mundo, informa Edmar Guedes. Adiantou, ainda, que o congresso enfocará as novas técnicas da cirurgia de catarata, realizada com laser fentosegundo. Essa tecnologia permite que a intervenção médica seja feita através de pulsos muito rápidos. Como resultado, o processo cirúrgico ocorre com mais segurança, já que o laser atinge com precisão a área que requer tratamento, sem danificar o tecido orgânico próximo.

A técnica também é utilizada em cirurgias refrativas, como hipermetropia (problema em enxergar objetos próximos), miopia (dificuldade para ver de longe) e em transplantes de córnea.

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados