NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Russas: Mercado formal atrai comerciantes

TV Russas

16/10/2012

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A CDL de Russas realiza o cadastro gratuitamente em seu escritório local e a formalização garante direitos e benefícios aos empreendedores individuais, que já são cerca de 700 novos empreendedores no município FOTO: ELLEN FREITAS

 

A procura pela formalização tem acelerado o número de cadastros dos empreendedores individuais neste município. Hoje, os 700 novos empresários que optaram pela formalização buscam mais oportunidades para competitividade no mercado e garantia de direitos previdenciários. O apoio técnico do Sebrae em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas tem contribuído com o crescimento das novas empresas.

A Lei Complementar n° 128/2008, que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, deu mais oportunidades para a formalização de novos empresários. De acordo com o analista técnico do Sebrae, Alfredo Alves, estima-se que a quantidade de empresas formais deva ser pelo menos três vezes maior do que as informais. "Essa relação passou a mudar do ano passado pra cá, com a figura do empresário empreendedor individual", afirma Alves.

Crescimento

No Vale do Jaguaribe, onde o Sebrae atende 16 municípios, o analista aponta um crescimento acelerado nos novos cadastros a partir do início de 2012.

Ele atribui a crescente procura à redução da contribuição de 11% para 5% do salário mínimo em vigor, sendo atualmente cerca de R$ 31,00 de contribuição previdenciária, favorecendo os trabalhadores que querem legalizar a situação para ter direito a uma série de benefícios.

"Atualmente, o empreendedor formalizado tem a Previdência a um custo baixo de contribuição, o que assegura sua aposentadoria, como outros direitos e isso traz uma qualidade da vida melhor, além de outras oportunidades. Com isso a procura triplicou na região", afirma Alfredo.

Só em Russas, cerca de 700 empreendedores estão cadastrados. Setores como comércio de alimentos, perfumaria e salões de beleza são as atividades mais recorrentes, de acordo com levantamento feito na CDL de Russas. É possível constatar também que a maioria dos novos empresários já exerce a atividade por volta de 5 e 10 anos.

Foi buscando direitos, principalmente a aposentadoria, que Maria do Carmo cadastrou sua lavanderia este ano. Ela exerce essa atividade há mais de dez anos e soube através de um amigo como formalizar sua atividade. "Ele me disse que era muito bom porque dava pra se aposentar, então eu fui ver como era pra fazer", conta Maria do Carmo.

Segundo ela, não houve dificuldades para cadastrar a lavanderia e, após legalizar sua atividade, o negócio tem crescido em família.

Parceria

Com Maria do Carmo, trabalham na empresa seu marido e filho, que ajudam nas entregas; uma funcionária, que ela pretende assinar a carteira, trabalha passando e guardando as roupas. "A demanda cresceu tanto que é preciso agendar os clientes", comemora.

Nos últimos dois anos, o Sebrae formou uma parceria com a CDL deste município para atender a essas pessoas que procuram se legalizar. "Treinamos uma equipe que já trabalha na CDL para realizar os cadastros e tirar as dúvidas dos trabalhadores e essa parceria tem dado muito certo", explica o Analista.

Além de cursos e oficinas para os empreendedores individuais que o Sebrae oferece gratuitamente, os empreendedores podem contar com o programa Negócio a Negócio, leva ao empresário orientação empresarial gratuita para melhoria da gestão do negócio. A meta é que o programa realize 1.200 atendimentos em toda região só este ano. "Nosso objetivo é ajudar o empreendedor a crescer dentro do seu negócio, passando de empreendedor individual, para micro empresa e assim expandir na sua área de atuação", enfatiza.

Alfredo conclui que a lei que institui o empreendedor individual também é uma lei social, que inclui, no mercado, os trabalhadores até então excluídos da formalização, lhe dando novos direitos e oportunidades.

ELLEN FREITAS
COLABORADORA

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados