NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Montadora exige cabotagem para se instalar no CE

TV Russas

07/06/2012

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A compra de um navio de cabotagem para transporte de veículos seria a principal exigência que vem emperrando a vinda da norte-americana General Motors (GM), fabricante de carros da marca Chevrolet, para o Ceará. A informação foi confirmada, ontem, ao jornal, por uma fonte ligada ao governador do Estado, Cid Gomes. "A Chevrolet só vem se o governo (estadual ou federal) comprar um navio de cabotagem que vale US$ 185 milhões", afirmou a fonte, que preferiu não se identificar, acrescentando que "a montadora não fechou, ainda, por esse motivo".



A GM é responsável, dentre outras marcas, pela produção de carros Chevrolet Foto: AGÊNCIA REUTERS


"O Estado já ofereceu tudo o que estava a seu alcance para atrair essa fábrica de automóveis. O governador Cid Gomes vai à Dilma Rousseff pedir recursos para adquirir esse navio. Falta apenas o apoio do governo federal para que a Chevrolet venha para o Ceará", reforçou.


Outra exigência da GM, revelada ontem pela fonte ao jornal, é de que a Cearáportos, administradora do Porto do Pecém, deveria ter sua razão social modificada para "Cearáportos e Cabotagem", a fim de possibilitar alterações necessárias em sua infraestrutura para receber o tipo específico de navio, chamado de roll on roll off, mas também conhecido como rôs-rôs.


"Somente atendendo a essas condições essenciais, a Chevrolet aceita abrir o canal de negociação com o Estado", disse, destacando que o ´acertado´, em Brasília, até o momento, "é a Chevrolet para o Ceará, a Fiat em Pernambuco, e a ampliação da Ford, na Bahia", concluiu.


Cid sinalizou atender
No mês passado, durante o lançamento do Pacto pelo Pecém, celebrado no plenário da Assembleia Legislativa, o próprio governador Cid Gomes chegou a divulgar que pretendia comprar um navio de cabotagem e, também, que já estava providenciando a mudança do nome da Cearáportos. "É um prognóstico. Pode se concretizar ou não. E eu acredito que vai", chegou a declarar aos deputados, na ocasião.


O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, não confirmou a informação. A assessoria de imprensa do governo estadual também não. Até o fechamento desta edição, a GM do Brasil não tinha respondido a demanda feita pelo jornal.


Determinação federal
No fim de maio, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Benevides Filho, chegou a afirmar que dentro de 60 dias o processo de captação da montadora seria finalmente encerrado. Dias depois, ainda sem identificar a marca da fabricante de automóveis, ele disse que restava apenas uma maior participação por parte do governo federal no empenho de atrair o empreendimento para o Ceará.


"O governo estadual já disponibilizou todas as condições fiscais, que foram aceitas pela montadora. Só depende, agora, dos benefícios do governo federal. Nos próximos 30 a 60 dias, haverá uma definição", tinha ratificado o titular da Sefaz-CE, na semana passada.

 


ILO SANTIAGO

JR.REPÓRTER DIÁRIO DO NORDESTE

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados