NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

INTERNET: Cinturão Digital ainda neste mês

TV Russas

11/01/2011

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os cearenses devem esperar um pouco mais para que o projeto Cinturão Digital seja inaugurado no Estado. O comunicado é do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. Ele alega que o serviço não foi entregue à população porque a fase de testes ainda está sendo concluída. A previsão é que no final de janeiro o projeto seja inaugurado pelo governado Estado, Cid Gomes.
O Cinturão Digital corresponde a uma estrutura de quase 3 mil km de fibra ótica que levará internet banda larga sem fio para os 184 municípios do Ceará, contemplando mais de 80% da população. Na primeira fase do projeto, apenas 56 cidades serão beneficiadas, embora toda a estrutura física já esteja pronta. Ao todo, o Governo gastou em torno de R$ 50 milhões.Competitividade
As empresas farão a manutenção e a atualização tecnológica da rede. Fernando explica que a tendência é uma maior competitividade entre essas empresas. "A população deve esperar uma massificação do uso da internet banda larga", considera.
Segundo o Governo, apenas cinco dos 184 municípios do Ceará possuem banda larga de 1 a 2 Mbps, a preços considerados caros, com baixa velocidade de acesso e baixa qualidade. A implantação do Cinturão Digital começou em 2008 e a conclusão estava prevista para dezembro de 2009.
De acordo com Fernando Carvalho, os testes realizados foram satisfatórios. Escolas públicas e diversos pontos do Estado são alguns dos lugares que terão acesso livre à internet banda larga. Após a implantação do projeto, um leilão de parte da infraestrutura do Cinturão Digital para empresas privadas deve ser realizado, considerando que o Governo não utilizará parte da capacidade do acesso.

Fonte: Diário do Nordeste

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados