NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Russas: Comércio aquecido reforça crescimento

TV Russas

02/05/2012

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O comércio varejista tem crescido em Russas, nos setores de material de construção e bens não-duráveis. Foto: MELQUÍADES JÚNIOR
O comércio varejista tem crescido em Russas, nos setores de material de construção e bens não-duráveis. Foto: MELQUÍADES JÚNIOR

As lojas de material de construção são as que mais crescem, descentralizando o setor na região

 
Desde 2010, o crescimento do comércio neste Município vem sendo acompanhado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o objetivo de mapear o desenvolvimento do setor. A geração de emprego e renda à população economicamente ativa anima os pequenos e médios empresários que conseguem explorar esse mercado cada vez mais em expansão. O ramo da construção civil é um dos que mais vem se destacando.


De acordo com levantamento feito pelo presidente da CDL Russas, Francisco Martins Dantas, em 2011, o comércio de Russas cresceu em torno de 7,5% em relação ao ano de 2010. Ele ressalta ainda que o número de lojas, no período que compreende os últimos 5 anos, teve um aumento de aproximadamente 20%. A explicação para expansão, de acordo com ele, é a geração de empregos que a indústria calçadista e o polo ceramista empregam no Município, além dos programas sociais.


"O consumidor das classes C e D tornou-se um cliente em potencial e, hoje, compram em todo comércio de Russas. Assim, a expansão comercial vem crescendo com números superiores até ao do País", afirma Dantas, ressaltando ainda que as indústrias de calçados e cerâmica empregam hoje cerca de dez mil pessoas no Município, com uma perspectiva de aumento.


Qualidade
Com o maior poder de compra, o cliente não abre mão da qualidade. Hoje, é possível encontrar nas principais lojas do comércio de Russas produtos antes encontrados somente na Capital. "Nos últimos 20 anos, as lojas que tinham para as que existem hoje, você nota um diferencial grande. Isso porque o consumidor da cidade é exigente em todos os aspectos e é sempre ativo", diz Dantas, acerca das dificuldades no período em que abriu sua loja de calçados e que hoje tem como foco a qualidade dos produtos que oferece para atender as necessidades dos seus clientes.


Material de construção
São essas lojas que mais estão se expandindo, instalando-se em áreas mais afastadas do Centro do comércio. De acordo com Dantas, os comerciantes de material de construção tem buscado oferecer a maior variedade de produtos em suas lojas. Com isso, vem ocorrendo o processo de descentralização desse setor.


"Hoje, quem possui uma loja de material de construção no Centro está construindo um depósito onde o acesso para carga e descarga é mais fácil, e quem está abrindo uma nova procura local mais afastada do Centro da cidade", salienta.
Para o empresário Francisco José Gomes da Frota, um dos mais tradicionais da cidade, o setor tem crescido muito nos últimos 10 anos. "O setor habitacional ainda tem um déficit muito grande, mesmo com a boa vontade dos Governos, e a facilidade para aquisição da casa própria, mas é um mercado que ainda tem muito a crescer", afirma.
Com os empregos assegurados pela indústria e a expansão do comércio, Russas vem se destacando economicamente no Vale do Jaguaribe.


A perspectiva dos comerciantes é que, com a instalação do Campus Avançado da UFC, assegurado pelo Governo Federal, a plena exploração do projeto de irrigação Tabuleiro de Russas, o Município dará um salto gigantesco de desenvolvimento nos próximos 10 anos.


20 anos
Além de orientar o comércio, a entidade possui um histórico de serviços prestados à comunidade russana. A partir da necessidade de uma entidade que pudesse congregar e motivar o comércio, além de representar a classe comerciária, a CDL de Russas visa impulsionar o comércio levando ainda mais segurança e serviços aos comerciantes como, por exemplo, a implantação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2005, tendo o objetivo de evitar prejuízos a lojistas e consumidores.


A entidade também se mantém atenta às inovações e mudanças no mercado, realizando cursos de capacitação e aperfeiçoamento do atendimento e na qualidade dos produtos. Além disso, também ganhou o reconhecimento da população com os serviços prestados à comunidade e hoje participa efetivamente da vida pública.


Capacitação
Vários cursos em parceria estão sendo realizados com o Sebrae e a Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), capacitando até hoje mais de dois mil comerciários em cursos de Secretariado, Contabilidade, Cobrança, Atendimento entre outros. De acordo com Frota, ex-presidente da entidade e empresário no ramo de material de construção, melhorar a qualidade no serviço é fundamental para o crescimento da empresa.


Expansão
Em 2010 e 2011, fez parceria com a Secretaria de Ação Social e Governo do Estado no Projeto Primeiro Passo, no qual jovens foram beneficiados com a inserção no mercado de trabalho.


Outro movimento de que a CDL de Russas participou fortemente junto ao Governo do Estado foi para a instalação na cidade da Perícia Forense, em processo de licitação. A entidade participa ainda de quase todos os Conselhos Municipais, sempre discutindo e colaborando com o poder público municipal.


Mais informações
Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Ceará

Rua 25 de Março, 988Centro, Fortaleza

Telefone: (85) 3464.5590

 

 

ELLEN FREITAS

REPORTER TVRUSSAS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados