NOTÍCIAS / ENTRETENIMENTO

Concerto de Natal em homenagem ao Maestro Orlando Leite

TV Russas

13/12/2011

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Theatro José de Alencar
Theatro José de Alencar

A Orquestra Contemporânea do Ceará faz concerto de Natal gratuito no Theatro José de Alencar no dia 18 de dezembro em memória ao Maestro Orlando Leite com peças de Corelli, Vivaldi, Händel, Brahms, Strauss e obras natalinas. A Orquestra Contemporânea do Ceará-UECE (OCC-UECE), sob regência do maestro Alfredo Barros e participação dos solistas convidados Liana Fonteles, Franklin Dantas, Antônio Souza e dos solistas da própria OCC-UECE, Gustavo Lima, Marcos Leite e Bruno Ponte, apresenta um Concerto de Natal In Memoriam ao Maestro Orlando Leite, grande musicista cearense de Russas, falecido no início de novembro, e que também foi diretor do Theatro José de Alencar (de 1969 a 1971).

 

O concerto, dia 18 de dezembro de 2011, Domingo, será no Theatro José de Alencar, às 17h30h, com Entrada franca e traz no repertório: Corelli, Vivaldi, Händel, Brahms, Strauss e obras natalinas. A Orquestra Contemporânea do Ceará–UECE teve seu início em agosto de 2009. Devido à natureza experimental de repertório da orquestra, seu conjunto de obras é bem variado: há obras autorais de compositores brasileiros, notadamente aqueles que cursam do Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares, além de obras do repertório tradicional sinfônico.

 

A Orquestra Contemporânea do Ceará–UECE teve seu início em agosto de 2009. Devido à natureza experimental de repertório da orquestra, seu conjunto de obras é bem variado: há obras autorais de compositores brasileiros, notadamente aqueles que cursam do Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares, além de obras do repertório tradicional sinfônico. A OCC–UECE é formada por aproximadamente cinquenta músicos distribuídos dentre as seguintes sessões orquestrais: madeiras, metais, percussão e cordas. É dirigida e regida pelo prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, Texas, EUA, que desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988. Os músicos se reúnem três vezes por semana e participam de dinâmicos ensaios (no Auditório Central da UECE, Campus do Itaperí, à Av. Paranjana, 1700, quartas quintas, e sextas 13h30 às17h). O projeto, que acaba de completar dois anos, tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a OCC–UECE no Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. Além disso, a OCC–UECE age como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados