NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Coelce piora eficiência do serviço

TV Russas

09/12/2011

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Apesar da perda de eficiência de 33%, a Coelce não extrapolou a meta estabelecida pela Anatel (JORGE ALVES, EM 22/10/2010)
Apesar da perda de eficiência de 33%, a Coelce não extrapolou a meta estabelecida pela Anatel (JORGE ALVES, EM 22/10/2010)

Indicadores da Aneel mostram que a Coelce perdeu eficiência este ano. O tempo médio da queda de energia, por exemplo, aumentou 33% no período. A empresa responsabiliza fatores externos

Os indicadores que medem a qualidade da Companhia Energética do Ceará (Coelce), apurados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, registraram forte queda este ano. O tempo médio de interrupção do fornecimento de energia elétrica (chamado de DEC) passou de 6h14min no acumulado até outubro do ano passado para 8h17min no mesmo período deste ano. Ou seja, o período em que o usuário ficou sem energia cresceu 33% de um ano para outro.

Além disso, também houve aumento na quantidade de vezes que o fornecimento da energia foi interrompido, o chamado FEC. Neste caso, o índice cresceu 12,7%, o que demonstra perda de eficiência nos indicadores que medem a qualidade no fornecimento do serviço prestado pela concessionária. Na semana passada, O POVO já havia informado que o número de reclamações contra a Coelce junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce) havia crescido 60% apenas no primeiro semestre deste ano.

Apesar da piora, segundo o coordenador de Energia da Arce, Eugênio Braúna Bittencourt, os indicadores ainda estão dentro do estabelecido pela Aneel. O padrão para o DEC anual é de 15 horas e de 18 minutos. Bittencourt acredita que, mesmo com os resultados de novembro e dezembro ainda a contabilizar, a empresa deverá ficar dentro da meta.

A frequência da falta de energia passou de 4,73 interrupções por consumidor, em média, para 5,33, considerando outubro de 2010 contra igual mês deste ano. De acordo com o padrão definido pela Aneel, a empresa poderá ter até 13,5 interrupções por consumidor no ano.

Auditagem
Segundo Bittencourt, a Arce fiscaliza, faz uma auditagem dos dados apurados e repassados pela Coelce. O desempenho é avaliado pela Aneel com base em indicadores (DEC e FEC). Esses indicadores refletem a média geral de uma empresa de distribuição de energia.

As concessionárias devem acompanhar as interrupções ocorridas em cada unidade consumidora - ou seja, as residências e unidades comerciais e industriais. Os indicadores individuais apurados são a Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC) e a Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC) que pode ser verificado na conta de energia elétrica., em um campo chamado “indicadores de continuidade”. Eles mostram por quanto tempo e o número de vezes uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica durante determinado período.

 

opovo.com

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados