NOTÍCIAS / ESPORTES

Todos culpados

TV Russas

05/12/2011

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Evandro Leitão justificou a licença alegando um desgaste físico, psicológico e emocional. Ele diz que o resultado de ontem não influenciou na decisão FOTO: RODRIGO CARVALHO
Evandro Leitão justificou a licença alegando um desgaste físico, psicológico e emocional. Ele diz que o resultado de ontem não influenciou na decisão FOTO: RODRIGO CARVALHO

Presidente do Ceará pede afastamento por tempo indeterminado. Robinson de Castro deve ficar à frente do Clube
Na noite de ontem, o presidente do Ceará, Evandro Leitão, publicou uma nota no site oficial do clube onde explica os motivos que o fizeram pedir afastamento da diretoria por tempo indeterminado. "Esta decisão foi tomada há cerca de um mês e o resultado de hoje (ontem), não teve influência. Sinto-me desgastado fisicamente, psicologicamente e emocionalmente. Necessito me restabelecer", justificou o dirigente. Esta deve ser apenas a primeira de uma série de baixas que o time deve ter. Ao torcedor, cabe saber compreender que o rebaixamento é um somatório de fatores negativos. A diretoria teve decisões equivocadas que pesaram, como permitir a saída do líder Geraldo e a vinda de Estevam Soares já num momento crítico. A comissão técnica muitas vezes bateu cabeça e não soube armar o meio-campo criativo do time. Os jogadores caíram de rendimento no segundo turno - a defesa não era mais tão sólida e o ataque desperdiçava as poucas chances de gol.

O desafio, agora, será manter o padrão de um time competitivo sem as cotas de patrocínio da Série A. Para isso, é fundamental que um dos principais trunfos financeiros do Vovô não perca força: o programa de sócios torcedores Sou Mais. É explicável, após um rebaixamento, a torcida querer se distanciar do time, mas a história recente mostra que times grandes como Corinthians e Vasco caíram e logo voltaram embalados pela motivação do torcedor, que usou o momento de dificuldade para evidenciar seu amor ao time. O desafio é ainda maior com a falta das rendas milionárias que o Castelão proporcionava.

Um passo para trás
O rebaixamento do Ceará para a Série B 2012 não pode condenar um grupo vitorioso cuja base é mantida desde 2009, quando o acesso à primeira divisão chegou após 16 anos de luta na segundona. Este descenso não é a primeira decepção que a torcida tem do grupo - no estadual de 2010, quando o maior rival foi tetracampeão, houve uma desconfiança no elenco, logo esquecida no segundo semestre, após uma boa campanha no retorno à Série A, com um início fulminante, em que o Vovô chegou a disputar a liderança com o Corinthians e se classificou à Copa Sul-Americana. O rebaixamento deve ser pensado como um passo para trás, mas nada que impeça o Alvinegro de dar dois passos à frente em 2012.

Esta geração vitoriosa, iniciada junto com a gestão bem administrada de Evandro Leitão, conseguiu estruturar o clube tanto nas instalações físicas, como nas finanças e na valorização da imagem do Ceará no País. Além disso, foi possível manter a base de jogadores que da campanha de 2009, quando PC Gusmão armou uma equipe competitiva. Alguns já saíram, outros permanecem em novos nomes chegaram. Assim, o espírito de luta deve ser mantido.

ALTOS E BAIXOSCampanha no returno foi determinante para a queda
O rebaixamento do Ceará tem um marco zero: o início do returno do Brasileirão. Até a 20ª rodada, o Vovô fazia uma campanha regular, até certo ponto segura, com sete vitórias, quatro empates e oito derrotas, marcando 27 gols e sofrendo 28.

Terminando o 1ª turno com 25 pontos, em 13ºlugar, posição que lhe garantia uma vaga na Sul-Americana em 2012, com 45% de aproveitamento de pontos, apenas mais 20 pontos seriam suficientes para garantir o Vovô na elite em 2012, segundo projeções da diretoria.

E não faltavam motivos para acreditar no triunfo, afinal, não faltaram bons momentos, como as vitórias contra o Inter (0x1), Palmeiras (2x0), Atlético/MG (3x0), América/MG (4x0), Grêmio (3x0) e Bahia (3x0).

Só que veio o returno e os resultados positivos sumiram. E começaram as mudanças de treinador: o técnico Vágner Mancini caiu na 23ª rodada, quando a produção do time já não era a mesma. Com a chegada de Estevam Soares, nada mudou e o técnico caiu oito rodadas depois, com apenas uma vitória.

No desespero, a diretoria do Vovô, solicitou novamente o eterno Dimas Filgueiras para comandar o time nas sete rodadas finais. Embora o time tenha evoluído tecnicamente e passado a jogar melhor, os resultados em casa não vinham. Dimas não venceu jogando no PV, o que foi fatal para o rebaixamento.

No returno, o Vovô fez a pior campanha, com apenas 14 pontos conquistados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados