NOTÍCIAS / CEARÁ

Maiores açudes do Brasil, Castanhão e Orós atingem melhor nível em anos

O Povo

20/04/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Castanhão, maior açude da América Latina, chegou ao maior volume de água acumulada desde setembro de 2014. E ele não está só. Segundo de maior capacidade no Brasil, o Orós atingiu a melhor marca desde outubro de 2012.

Sozinhos, os dois açudes representam 35% de toda a água acumulada nos 157 reservatórios públicos monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Só neste mês, o gigante de Alto Santo encheu 5 pontos percentuais, o equivalente a 276,28 hectômetros cúbicos (hm³) d'água. Hoje, com 32,08% do potencial, ele guarda 2.149,52 hm³ em si, o que poderia encher qualquer açude do Brasil. Até o Orós.

Já o segundo maior do Ceará, abriu o mês em 1.070,81 hm³ (55,2%) e agora está em 1.347,3 hm³ (69,45%). Assim, juntos, Orós e Castanhão recarregaram 552,2 hm³ — mais do que tudo que cabe no Figueiredo (Alto Santo), o quinto maior açude do Estado. Esse valor poderia encher 220.800 piscinas olímpicas de 2 metros de profundidade.

A recuperação do Castanhão veio pela combinação de duas realidades, argumenta o secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues. A primeira é uma quadra chuvosa que "ajudou muito". A outra foi o Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). "As águas seguem chegando ao Ceará e estão ficando armazenadas no Castanhão. Já que não existe necessidade, neste momento, de realizar a transferência de água para Fortaleza", aponta.

Em relação ao Orós, o gestor aponta que o aporte vem do curso dos demais açudes, que são acumulados no maior reservatório do Alto Jaguaribe. Dentro do projeto Cinturão das Águas do Ceará, a barragem deve passar a também receber águas do maior rio do Nordeste quando foi integrado ao Pisf, a partir dos lotes 3 e 4 do programa estadual.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados