NOTÍCIAS / POLÍCIA

Alunos denunciam agressões físicas e pressão psicológica durante formação da Guarda Municipal de Pacajus

G1 Ceará

20/04/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Três alunos da formação 2024 para a Guarda Municipal de Pacajus, cidade localizada a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, denunciam ter sofrido agressões físicas, pressão psicológica e relatam um caso de maus-tratos a animal durante o curso. Todos desistiram da formação.

A identidade das vítimas não foram reveladas por questões de segurança. Duas delas aceitaram dar entrevista, mas a terceira, uma mulher, disse estar muito abalada para relembrar o caso. A formação iniciou em 11 de março deste ano, quando uma lista com 50 selecionados para a Guarda Municipal foi lançada.

As denúncias giram em torno de um instrutor identificado pelos alunos como Márcio Ezequias. Conforme uma das fontes, ele teria praticado agressão física com tapas, jogou gás de pimenta nos estudantes e em um cachorro, usava xingamentos de cunho preconceituoso como "você é muito gordo e velho" e também usava expressões como “desgraçados, lixos” para se referir aos formandos. Ele também teria dado café com gás de pimenta para os alunos beberem.

Oito estudantes foram para o hospital no 1° dia de curso

As vítimas relatam que a tensão começou ainda em um grupo de WhatsApp, feito antes da formação iniciar. O espaço era para ser uma espécie de 'tira-dúvidas' sobre o curso, mas, de acordo com os alunos, os superiores faziam "ameaças" por lá.

"No grupo começaram com tratamento diferenciado para alguns candidatos. Inclusive, dois que haviam comprado o enxoval (fardamento) desistiram antes do curso começar. Não suportaram as ameaças"

Logo no primeiro dia de formação, em 11 de março, as vítimas relatam que oito dos 50 estudantes foram para o hospital após passarem mal. Boa parte havia vomitado, defecado, e estavam mal hidratados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados