Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

NOTÍCIAS / REGIONAL

Prefeitura de Icapuí volta atrás e confirma programação de Carnaval

Óticas Diniz

08/02/2018

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Prefeitura de Icapuí, no litoral leste do Estado, voltou atrás e confirmou nesta quarta-feira (7) a realização da festa de Carnaval oficial da cidade. A festa havia sido cancelada após o prefeito da cidade acatar recomendação do Ministério Público do Ceará (MPCE), que alegou falta de segurança para a realização do evento. Agora, a gestão municipal diz que o efetivo policial será aumentado.

No documento assinado pela promotora de Justiça Paloma Milhomem Neiva na terça-feira (6), o MPCE recomendou o cancelamento da festa, embasando-se na falta de segurança pública, aumento da violência, de homicídios e guerra de facções no Estado. O prefeito Raimundo Lacerda Filho então acatou a recomendação e suspendeu a festa. 

No entanto, nesta quarta-feira, a prefeitura apresentou ao MPCE as medidas de segurança tomadas para a realização do Carnaval. No documento, Lacerda Filho destaca que o município receberá reforço no número de policiais militares, viaturas, terá a presença do Detran e do Corpo de Bombeiros durante os dias de evento e também terá mais pessoas na vigilância na cadeia pública municipal.

Algumas das alegações do MPCE para recomendar o cancelamento do Carnaval foram a insuficiência no número de agentes de segurança para os 64 quilômetros de extensão de praia do município e a superlotação da cadeia pública da cidade. 

Para reverter a suspensão, a gestão municipal informou que a Polícia Militar do Estado do Ceará enviará 41 policiais militares para reforçar a segurança, distribuídos em 3 viaturas, com equipes 24 horas ininterruptas. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou o reforço no policiamento, mas não informou o número de agentes disponíveis para o município. O Detran também terá, segundo a prefeitura, uma viatura de fiscalização nas praias. Foi divulgado ainda que uma equipe do BPRAIO de Aracati reforçará o policiamento diariamente em Icapuí. Além disso, seis bombeiros militares estarão na cidade para dar suporte ao Carnaval.

Com as medidas, a gestão do município considera que possui a estrutura necessária para a realização do Carnaval e, agora, aguarda o posicionamento da representante do MPCE sobre as providências tomadas.

A prefeitura considera que o carnaval é o feriado mais impactante do calendário, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios e importante para a diversão, lazer para população local e turistas.

Veja na íntegra a nota divulgada pela prefeitura de Icapuí:

Carnaval: Prefeitura adota providências na segurança e espera aval do Ministério Público
 
A Prefeitura Municipal de Icapuí apresentou hoje à tarde, 7, ao Ministério Público do Ceará as providências que estão sendo tomadas na segurança pública para a realização do Carnaval. No ofício Nº 016/2018, o prefeito Raimundo Lacerda Filho destaca que o município receberá reforço no número de policiais militares, viaturas, terá a presença do Detran e do Corpo de Bombeiros durante os dias de evento e também terá reforçada a vigilância na cadeia pública municipal.
 
A promotora de Justiça Paloma Milhomem Neiva recomendou ontem, 6, que o município não realizasse a festa carnavalesca, alegando a deficiência da segurança, o aumento da violência e a atuação de facções criminosas no Estado. A decisão da representante do Ministério Público se acata ou não as providências tomadas pela prefeitura pode sair a qualquer momento.
 
A Polícia Militar do Estado do Ceará, mediante informações do Comandante do Policiamento Militar em Icapuí, o 2º Tenente Ricardo Ponciano, informou que o município terá reforço policial adequado para o evento carnavalesco, sendo 20 homens do Destacamento mais 21 PMs do reforço, totalizando 41 policiais militares distribuídos em 3 viaturas, com equipes 24 horas ininterruptas com quatro policiais militares.
 
A presença do Detran está garantida, inclusive com a utilização de viatura na fiscalização das praias durante todo o evento das 10h às 18h.
 
Foi determinado ainda que uma equipe do BPRAIO de Aracati reforce o policiamento diariamente em Icapuí. Além disso, seis bombeiros militares estarão na cidade para dar suporte ao Carnaval.
 
A cadeia pública municipal terá o efetivo reforçado. Mesmo não sendo uma competência do município, a prefeitura está realizando melhorias estruturais no local.
 
Dessa forma, o município considera que possui a estrutura necessária para a realização do carnaval que é o feriado mais impactante do calendário, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios e importante para a diversão, lazer e autoestima dos icapuienses e turistas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2018 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados