Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / CIDADE

Prefeito e vereadores se mobilizam para incluir novamente Russas nos municípios que receberão o curso de medicina

Óticas Diniz

22/12/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira (8), no Diário Oficial da União, Edital relacionando os municípios cearenses aptos a receberem cursos de Medicina. Conforme a divulgação oficial, foram selecionados Canindé, Iguatu, Itapipoca e Quixadá.

Para surpresa de muitos, Russas que estava na lista divulgada em agosto passado o presidente do Senado Federal, o cearense Eunício Oliveira, não mais consta.
Na época ele disse que o MEC autorizou a abertura de cinco novos cursos de Medicina no Ceará. As cidades contempladas seriam Crateús, Iguatu, Itapipoca, Russas e Quixadá, que disputava uma das vagas com o município vizinho, Quixeramobim. Entretanto, conforme o Edital, um dos critérios estabelecidos foi o limite de participação de, no máximo, quatro municípios por unidade da Federação, tendo sido pré-selecionados aqueles de maior população, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, ainda dois municípios por Região de Saúde, respeitada a distância mínima de 50Km entre eles.

O vereador Paulo Santiago(PP) durante a sessão solene de entrega de moções de aplauso e congratulação na manhã desta quarta-feira(20) disse que acredita ser possível entrar na justiça, na tentativa de comprovar que a população russana, é bem maior, que de Canindé, que entrou na lista no lugar de Russas.  

Já o prefeito Weber Araújo(PRB), disse que o município vai reagir, até pelo fato, de uma equipe do MEC já ter comprovado, que Russas tem uma estrutura ideal para a instalação do curso, e que irá nos próximos dias ao Ministério da Educação na tentativa de reverter a situação.   

O período para adesão dos municípios ao Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) será de 11 a 20 de dezembro. A verificação in loco da equipe de avaliação deverá ser realizada entre o dia 2 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018. O resultado da inspeção será divulgado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) no dia 20 de fevereiro. O resultado final no Diário Oficial da União ocorrerá no dia 13 de março.



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2018 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados