Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

NOTÍCIAS / REGIONAL

Multidão lota Praça da Basílica para festejos de São Francisco

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

25/09/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Até o próximo dia 3 de outubro, a cidade de Canindé ficará completamente tomada por romeiros de todas as localidades nordestinas para os festejos franciscanos ( Foto: Alex Pimentel )
Até o próximo dia 3 de outubro, a cidade de Canindé ficará completamente tomada por romeiros de todas as localidades nordestinas para os festejos franciscanos ( Foto: Alex Pimentel )

O tema deste ano da tradicional festa religiosa em Canindé é "Francisco, restaura a minha Igreja".

Canindé Repetindo a tradição fortalecida ao longo de dois séculos, uma multidão lotou a Praça da Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé, para prestigiar a abertura dos festejos em homenagem ao santo protetor dos sertanejos. Ainda era madrugada, mas à medida que frei Marconi Lins, acompanhado de um grupo de religiosos clamava aos devotos para entoarem cânticos de louvor mais romeiros de todo o Ceará e do Nordeste iam chegando para assistirem ao hasteamento da bandeira santa e participarem da celebração eucarística anunciando o início das novenas.

No momento do hasteamento da flâmula franciscana acompanhada de um espetáculo pirotécnico, os devotos mais dispostos disputavam espaço para beijarem e tocarem o tecido que se manterá tremulando até o dia 5 de outubro junto com as bandeiras Nacional e do Município.

Era apenas o início da festa programada pela Paróquia Santuário de Canindé, onde está localizado o maior santuário franciscano da América Latina. Mesmo assim, a emoção já era contagiante. Quem ia chegando fazia o sinal da cruz e passava a acompanhar a multidão acenando com as mãos e O tema deste ano é "Francisco, restaura a minha Igreja". Logo após o encerramento da primeira missa, às 5h30, parte dos romeiros adentrou à Igreja Matriz; outros seguiram para a Casa dos Milagres, situada ao lado, onde os devotos depositam as provas da interseção de São Francisco nas suas vidas. Os mais cansados procuravam descanso nos abrigos espalhados pela cidade, nos hotéis e nos ônibus. Até nas praças encontraram um aconchego, armando as redes. Alguns conseguem acolhida nos lares de moradores.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados