Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

NOTÍCIAS / POLÍTICA

Barroso defende, em palestra nos EUA, adoção do distrital misto no Brasil

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

08/09/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, disse nesta sexta-feira, 8, ver dificuldades com o sistema eleitoral brasileiro para a escolha de deputados, que, segundo ele, "gera resultados ruins". "Precisamos melhorar a representatividade do parlamento", afirmou.

Barroso defendeu a adoção do sistema distrital misto, que está em discussão no Congresso e pelo qual o eleitor tem que votar duas vezes: no candidato de seu distrito e outra em uma lista fechada de nomes. Ele também apoia a cláusula de barreira, que reduziria o número de partidos, e o fim das coligações.

De acordo com o ministro, o sistema eleitoral no Brasil é muito caro. "O sistema em lista eleitoral não funciona e não presta contas à sociedade", disse, emendando que, com o sistema em lista, "o eleitor não sabe no fundo em quem votou". Ainda na avaliação dele, o sistema partidário no Brasil tornou-se um negócio privado.

Em Washington, para palestra no Brazil Institute no Wilson Center, o ministro do STF afirmou ainda que "é preciso redimensionar Estado e fazer as reformas da Previdência e trabalhista".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados