Previsão do Tempo

RUSSAS

35ºC

NOTÍCIAS / LIFESTYLE

Efeitos da dieta no processo circulatório

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

05/09/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Hábitos alimentares saudáveis refletem na saúde do corpo, da mente e são fundamentais para manter a irrigação do sangue em todo o organismo
Hábitos alimentares saudáveis refletem na saúde do corpo, da mente e são fundamentais para manter a irrigação do sangue em todo o organismo

Enquanto alguns alimentos favorecem a circulação do sangue, outros contribuem para o acúmulo de gordura.

Diversos fatores interferem no funcionamento da circulação sanguínea, desde genética a hábitos como sedentarismo, tabagismo e obesidade.

Porém, segundo a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, alguns dos complicadores podem estar justamente na dieta.

"Enquanto ácidos graxos como ômega-3 são benéficos para 'afinar' o sangue e alimentos com propriedades antibióticas naturais, como alho e cebola, ajudam a prevenir coágulos sanguíneos, alimentos ultraprocessados têm grande quantidade de sal, açúcar e gordura, todos relacionados à dificuldade da circulação sanguínea", afirma.

Vilões

Entre os complementos alimentares maléficos ao funcionamento do processo circulatório, a médica destaca o excesso de sal. "Além de usar o saleiro, a maioria dos produtos industrializados têm o sódio adicionado para melhorar a conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria", diz Aline Lamaita.

O sal favorece a retenção de líquido, provoca inchaço, aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos e deixa o sangue mais denso, pesado, podendo favorecer a formação de coágulos. A profissional também alerta para os cuidados com doces light e refrigerantes, pois geralmente contêm muito sódio.

"Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados e, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados", complementa.

Já em relação à bebida alcoólica, ao favorecer a desidratação, o álcool pode fazer o organismo reter mais líquidos e aumentar a pressão sobre veias e artérias. Para quem fuma quando bebe aumenta ainda mais os riscos, já que a nicotina tem efeito constritor.

Consumo de água

"Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue".

Alimentos processados como, por exemplo, biscoitos, macarrão instantâneo e salgadinhos são ricos em sal, açúcar e gorduras, eles favorecem o ganho de peso e a inflamação, podendo causar o aparecimento de doenças circulatórias.

A gordura hidrogenada presente nos fast-foods, sorvetes e bolos são alimentos que retardam a circulação e podem agravar a inflamação dos vasos sanguíneos.

Para incluir na dieta, a médica orienta o consumo de alimentos ricos em fibras, que auxiliam na boa digestão e controle do colesterol. Os alimentos com gorduras poli-insaturadas; frutas ricas em vitamina K, como morango, uva e ameixas, têm papel importante na coagulação do sangue. "Os antioxidantes encontrados na laranja, limão e maçã auxiliam na diminuição da morte celular da parede das veias", ressalta Aline Lamaita.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados