Previsão do Tempo

RUSSAS

35ºC

NOTÍCIAS / REGIONAL

Turistas pagarão diária de R$ 5 para visitar Jericoacoara

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

01/09/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Pagamento poderá ser feito em quiosques e em site ( Foto: Divulgação )
Pagamento poderá ser feito em quiosques e em site ( Foto: Divulgação )

Segundo a Prefeitura, 70% do valor recolhido será investido em ações de segurança, infraestrutura e limpeza.

A cidade de Jijoca de Jericoacora vai cobrar de forma obrigatória, a partir do dia 21 de setembro, uma taxa por dia de permanência de turistas na Vila do Município. O valor a ser pago pelos visitantes é de R$ 5. Conforme a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do Município, haverá centros de pagamentos na própria Vila e também quiosques em pontos de ônibus. Os hotéis e pousadas também serão pontos de vendas. 

O Diário do Nordeste revelou o pagamento da taxa de permanência em agosto deste ano. Inicialmente, o estudo apontava que o valor seria cobrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e seria dividido entre União, Estado e os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim. 

No decreto nº 044/2017, a taxa é somente destinada ao município de Jeri e haverá fiscalização na entrada da vila cobrando os vouchers de permanência. "O valor arrecadado com a taxa será investido na manutenção da cidade com serviços de limpeza das ruas, saúde e mais segurança. A cobrança será feita apenas para os turistas. O acesso será gratuito para os moradores da vila e para os que são isentos pela lei", explica o titular da pasta de Turismo, Ricardo Gusso Wagner. 

Taxa pode ser paga pela internet 

O visitante também pode agilizar o pagamento no site da prefeitura ( http://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br), clicando no link “Pagamento da Taxa de Turismo Sustentável”.

Penalidade ao turista

Ainda segundo a nova legislação, o turista que se recusar a pagar terá o nome inserido em dívida ativa do Município. A Prefeitura poderá entrar com uma ação de execução fiscal e o turista ficará impedido para contratar qualquer serviço de Jijoca de Jericoacora. "Em acordo com o Centro Comunitário e os empresários locais serão investidos 70% do valor da taxa na cidade. Vamos sentar novamente para saber em que projetos podemos investir", explica Gusso. 

São insetos da taxa: 
– deficientes físicos, mediante apresentação de RG e laudo médico
– crianças de até 12 anos de idade, mediante apresentação de nascimento ou RG
– idosos acima de 60 anos, mediante RG ou carteira de gratuidade
– domiciliados e residentes do município de jIjoca de Jericoacoara/ CE, mediante apresentação de RG e comprovante de endereço no Município de Jijoca de Jericoacora. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados