Previsão do Tempo

RUSSAS

35ºC

NOTÍCIAS / LIFESTYLE

NADA COMPROVADO: Relatos de cura da chikungunya após picada de escorpião intrigam especialistas

Óticas Diniz

Tríbuna do Ceará

25/08/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Cientificamente não existe comprovação que a picada cure as dores (FOTO: Divulgação)
Cientificamente não existe comprovação que a picada cure as dores (FOTO: Divulgação)

Em Independência, pessoas relataram que ficaram curadas das dores da chikungunya após a picada de escorpião.

Na última quarta-feira (23), a reportagem do programa Vem Que Tem, da TV Jangadeiro/SBT, mostrou relato de pessoas que afirmaram terem sido curadas das dores da chikungunya após serem picadas por escorpião. O Tribuna do Ceará consultou um especialista em doenças tropicais para falar sobre o assunto.

Ivo Castelo Branco, infectologista e coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirmou não ter conhecimento sobre esse tipo de cura.

“Sinceramente é uma coisa que não tenho como afirmar que existe. Eu nunca ouvi falar disso. Existem pessoas que ficam boas com dipirona, outras não. Eu não posso dizer que as pessoas estão mentindo, mas honestamente não sei dizer sobre isso”, comenta. O especialista reitera que, cientificamente, isso até o momento não foi provado.

“Pode até ser ignorância minha, mas pelo meu conhecimento não existe cientificamente nenhum estudo ou comprovação de que a picada de escorpião possa curar chikungunya. O que sei é que existe um estudo sobre o veneno da abelha para dores articulares, um estudo do interior de São Paulo, e é algo que ainda está sendo pesquisado, nem comprovado ainda é”, explica.

O infectologista ainda alerta para o cuidado que as pessoas devem ter com a picada do escorpião. “Como sabemos a picada de escorpião é séria e as pessoas devem ficar atentas a isso, e nas consequências que a picada do bicho pode até causar a morte. É perigoso”, finaliza.

Relatos de cura

A equipe do Vem que Tem, da TV Jangadeiro/SBT, foi até a cidade de Independência, no Ceará, para conversar com Gorete. Ela relata que estava com chikungunya e, após ser picada por um escorpião, foi curada.

“Minhas mãos nem fechavam mais, meus dedos doíam demais, as juntas dos joelhos, os pés. Quando eu pisava não chão, parecia até espinhos, uma chikungunya muito forte”.

Após ser picada pelo escorpião, a mulher afirma que as dores começaram a diminuir. “Parece que uma pessoa pegou as dores e saiu arrancando e, de repente, eu não senti mais nada”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados