Previsão do Tempo

RUSSAS

35ºC

NOTÍCIAS / LIFESTYLE

Estudo sugere que falhas na memória são importantes para o cérebro

Óticas Diniz

O Povo

24/08/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Uma pesquisa de cientistas canadenses sugere que o esquecimento pode ter sua importância para a preservação da memória. A tese é a de que o esquecimento de informações banais auxilia o cerébro a focar nos aspectos capazes de melhorar a tomada de decisões do cotidiano. As informações são do UOL.

O cientista da Universidade de Toronto e principal mentor do trabalho, Blake Richards, diz que o verdadeiro papel da memória é melhorar o processo decisório. Para ele, a maioria das pesquisas em neurobiologia no campo da memória prioriza mecanismos celulares de armazenamento de informações pelo cérebro, o que é conhecido como persistência. No entanto, presta-se pouca atenção aos mecanismos responsáveis pelo processo de esquecimento, a transiência.

Paul Frankland, outro cientista que participou do estudo, afirma que há grandes evidências da existência de mecanismos que promovem a perda de memória e que são diferentes dos envolvidos no armazenamento dessas informações.

Outro experimento feito por Frankland em seu laboratório no hospital infantil SickKids descobriu que o crescimento de novos neurônios do hipocampo, principal área responsável pela memória, aparenta potencializar o esquecimento. Essa área gera mais células em pessoas jovens.

Richards diz que existem duas razões para explicar o motivo de o cérebro gastar energia para deletar informações após também consumirem reservas para armazená-las. A primeira é que é indispensável para o cérebro deletar informações ultrapassadas. O cientista diz que se o cérebro armazena com frequência informações conflitantes, a tomada de decisões fica prejudicada. Para Richards, o melhor da memória não é guardar tudo. Ele relativiza a idealização de pessoas com boa memória.
 
Redação O POVO Online

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados