NOTÍCIAS / CIDADE

AL/CE realizou em Russas 17° Encontro Ceará sem Drogas com a presença do ex-jogador Casagrande

Assessoria

21/08/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Um grande público lotou na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto, a quadra coberta da Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria (UNECIM), para prestigiar o 17° encontro da campanha Ceará sem Drogas, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Russas, com apoio da Escola UNECIM.

O evento teve como ponto marcante a palestra do ex-jogador da seleção brasileira e atual comentarista esportivo da TV Globo Walter Casagrande, intermediada pelo apresentador da TV Verdes Mares Fábio Pizzato. Casagrande falou da sua experiência como dependente químico, das consequências causadas pelas drogas em sua vida e como conseguiu se recuperar da dependência, além de responder inúmeras perguntas formuladas pela plateia relacionadas à temática, objetivando levar uma mensagem de conscientização à população, especialmente aos jovens sobre os malefícios causados pelas drogas.

“Eu vim até aqui para tentar passar a minha experiência negativa que eu tive com as drogas, eu vim até aqui para contar a minha história, para que possa ajudar as pessoas, eu espero que todos que estão aqui, tenham prestado atenção, tenham visto que minha vida não foi fácil, tudo que eu sou hoje é porque eu lutei muito para me recuperar por causa das drogas, e a escolha é muito importante, se vocês prestarem atenção em todo o drama que eu passei, na hora de escolher vocês não vão escolher usar drogas, tem coisa muito mais interessante na vida do que usar drogas, então escolha outro caminho”. Disse Casagrande como mensagem final a juventude russana.

 deputado Zezinho Albuquerque destacou que o Ceará sem Drogas é um projeto encabeçado por ele, mas que na realidade por sua importância é de todo o povo cearense, e que o encontro na cidade de Russas foi uma solicitação do prefeito Weber Araújo, que também se preocupa com ações voltadas para a prevenção das drogas.

O presidente falou que o Projeto foi iniciado há anos, quando se deu conta de que diariamente era noticiado que a cada dia a juventude estava cada vez mais se tornando dependente químico, e então tomou a iniciativa de implantar o Ceará sem Drogas para buscar, além da diminuição dos índices, conscientizar crianças e jovens para os males causados pelas drogas. Destacou a parceria das prefeituras, dos companheiros de assembleia, do governo do estado, e do ídolo Casagrande, pessoa que já passou por problemas de dependência química e que tem credibilidade para levar a mensagem de conscientização aos municípios cearenses.

As famílias que lidam com parentes que sofrem com a dependência química, conforme informou, podem buscar informações e tratamento gratuito na Secretaria Especial de Políticas Contra as Drogas, por meio do número 0800 275 1475. Segundo Zezinho, a ligação é gratuita e o anonimato é garantido. “Oitenta por cento dos jovens passam a ser dependentes químicos por curiosidade. E essa curiosidade nós não podemos ter. Essa curiosidade tem que ser por escola, por criar uma família e buscar um emprego”, frisou o deputado.

O prefeito Weber Araújo falou do orgulho de receber o presidente da assembleia Zezinho Albuquerque e também o grande ídolo Casagrande, nesse momento especial em que a cidade torna-se sede de um projeto tão importante de combate as drogas, destacando que a sociedade deseja uma juventude longe das drogas e voltada para a formação, para um futuro melhor. “Nós queremos é um Ceará sem drogas, é uma Russas sem drogas, nós queremos é uma juventude bem feliz, uma juventude que olhe para o estudo, e que tenha uma vida cada vez melhor, jovens vocês são a luz do mundo, e esse é o momento da gente refletir muito, da gente estudar, se preparar para o mundo de uma maneira bem melhor”. Disse o Prefeito.

Weber destacou também, que Russas nos últimos anos vem realizando obras que são importantes para o desenvolvimento dos jovens e consequentemente tornam-se opções para desviar a juventude das drogas, como: O Campus da UFC com cursos de engenharia e o de medicina prestes a ser instalado; quadras esportivas em praticamente todas as escolas municipais, e em breve o Projeto da Areninha, que será implantado no Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara.

A campanha “Ceará sem Drogas”, foi lançado pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual e presidente Zezinho Albuquerque, no ano de 2014, e tem como objetivo alertar a juventude sobre o problema da dependência química. A mobilização já realizou dezesseis eventos nas cidades de Fortaleza, Sobral, Crato, Limoeiro do Norte, Viçosa do Ceará, Nova Russas, Aquiraz, Campos Sales, Acaraú, Crateús, Horizonte, Aracati, Cruz e Ocara. E agora completa o 17° encontro realizado na cidade de Russas.

Além da presença do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque; prefeito Weber Araújo e do palestrante Casagrande, o encontro contou com a participação do vice-prefeito Magela Estácio; deputado estadual Bruno Pedrosa; secretário executivo da Secretaria Especial de Políticas Contra as Drogas do Estado, Cláudio Saraiva; secretária de cultura e turismo Cláudia Lima; secretária da assistência social Vanda Anselmo; secretário de educação Marcos Ferreira; demais secretários municipais; presidente da Câmara de Vereadores de Russas Amarílio Ribeiro e demais vereadores; representantes de diversas entidades e segmentos sociais, lideranças políticas de outras cidades da região, líderes comunitários, educadores, estudantes de escolas pulicas e privadas, população em geral, e imprensa da região.



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados