NOTÍCIAS / BRASIL

Inpa reabre a mais antiga torre de observação da floresta amazônica

O Povo

01/08/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
(Foto: Reprodução/Inpa)
(Foto: Reprodução/Inpa)

A torre recebeu uma nova pintura e melhorias estruturais, como a troca da escada antiga de 140 degraus por outra mais acessível.

A mais antiga torre de observação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) foi reaberta após quatro meses de obras de revitalização para melhorar a infraestrutura de pesquisa científica e estimular o turismo científico. A iniciativa é parte do projeto Museu na Floresta, resultado de parceria entre o Inpa e a Universidade de Quito, no Japão, com foco para a conservação da biodiversidade da Amazônia.

A torre recebeu uma nova pintura e melhorias estruturais, como a troca da escada antiga de 140 degraus por outra mais acessível. A plataforma superior foi reconfigurada para proporcionar mais espaço, harmonizando as atividades de pesquisa e a visitação de grupos de cientistas, acadêmicos e observadores.

Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, ao mesmo tempo em que é renovada com uma característica mais turística e educacional, a torre é também uma reliquia. "É o novo com o velho juntos numa formatação diferente para um novo momento do Inpa, que tem história e protagonismo de pesquisa na Amazônia", afirmou.

Atualmente, o Inpa possui 145 projetos de pesquisas em execução, aproximadamente 600 servidores na ativa dos quais aproximadamente 200 são pesquisadores e tecnologistas. De 2014 a 2016, o número de publicações científicas permaneceu estável. "Gostaríamos de ter mais verbas para pesquisas e aumentar os nossos recursos humanos, mas temos expectativa de termos recursos suplementares e contratação de pessoal", acrescentou.  

Redação O POVO Online

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados