NOTÍCIAS / POLÍTICA

TCM devolve pedido de retratação à AL após procuradora chamar deputados de ‘moleques’

Diário do Nordeste

27/07/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Domingos Filho classificou pedido como incompetência. ( FOTO: José Leomar/Diário do Nordeste )
Domingos Filho classificou pedido como incompetência. ( FOTO: José Leomar/Diário do Nordeste )

Domingos Filho justificou que a matéria devia ser encaminhada para o MP e não para o Tribunal justificando autonomia.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE), Domingos Filho, anunciou, nesta quinta-feira (27), que vai devolver ao procurador da Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Hugo (PP), o ofício encaminhado à Corte de Contas exigindo retratação por parte da procuradora geral de contas, Leilyanne Feitosa. Ela chamou, na sessão da última quinta, os parlamentares de "moleques".

“Recebida a matéria, cuidei de imediato de encaminhar para a assessoria jurídica, tendo em vista a absoluta autonomia funcional e de prerrogativa que do Ministério Público de Contas, cuja  a Constituição Federal, atribuiu aos conselheiros a aplicação da Loman [Lei Orgânica da Magistratura Nacional], em face de ter as mesmas prerrogativas dos desembargadores e que igual modo atribuiu aos procuradores de contas as mesmas prerrogativas dos desembargadores. Portanto, o Ministério Público não é órgão agregado deste Tribunal, ele é um órgão que, para que, sobre suas atitudes e de seus membros possam se manifestar tenha que ter a notificação ao Ministério Público, deste modo eu estou devolvendo à Assembleia Legislativa, por absoluta incompetência  da provocação, para que a procuradoria parlamentar faça o uso que entender necessário”, explicou Domingos Filho.

Sobre o caso

Fernando Hugo exigiu a retratação em 72 horas sob pena de ser convocada a se explicar no plenário da Assembleia. Além de chamar os deputados de "moleques", a procuradora fez críticas à quase totalidade dos políticos cearenses, a começar pelo governador Camilo Santana (PT), incluindo o pessoal do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a partir do conselheiro Teodorico Menezes, que foi afastado do cargo judicialmente e posteriormente, aposentado.

O ofício do procurador foi encaminhado na última segunda-feira (24). Para o deputado, a procuradora se dirigiu aos deputados "de forma desrespeitosa e desonrosa" desferindo ataques aos membros da Assembleia, quando de "forma genérica e inominada", chamou os deputados cearenses de "moleques".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados