Previsão do Tempo

RUSSAS

28ºC

NOTÍCIAS / REGIONAL

Racionamento hídrico continua em Quixeramobim

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

13/07/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O Quixeramobim, com apenas 3,36% do volume, é responsável por 30% do abastecimento. Os outros 70% são do Pedras Brancas ( Foto: Alex Pimentel )
O Quixeramobim, com apenas 3,36% do volume, é responsável por 30% do abastecimento. Os outros 70% são do Pedras Brancas ( Foto: Alex Pimentel )

Quixeramobim. O Açude Quixeramobim, de onde atualmente é captada parte da água que abastece esta cidade, terá aporte somente até meados de novembro deste ano. Essa é a estimativa dos representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Miguel Fernandes e Paulo Ferreira. Com o encerramento da quadra chuvosa, o SAAE mantém o plano de racionamento iniciado em setembro de 2015. O objetivo é evitar um colapso no abastecimento.

Em 2015, para aliviar o problema, a Prefeitura passou a perfurar poços e a instalar chafarizes. No período mais crítico, as caixas dos chafarizes eram abastecidas por carros-pipa. Em fevereiro do ano passado, uma adutora de 60Km de extensão passou a abastecer a cidade.

Hoje, a adutora do Açude Pedras Brancas, em Banabuiú, continua atendendo 70% do sistema de abastecimento da cidade. Os outros 30% são captados do Açude Quixeramobim e de 26 poços profundos ativos. Todavia, como a barragem da cidade está apenas com 3,36% do seu volume, 260 mil m³, dos 12 mil m³ por dia tratados para distribuição aos consumidores, apenas a metade, 6 mil m³, estão chegando até as unidades consumidoras. O SAAE dividiu a cidade em quatro setores. Enquanto três são assistidos, um tem o fornecimento interrompido.

Sem o rodízio, a população sofreria mais. Foi feito trabalho prévio de conscientização, todavia, a maioria precisou aprender a pior forma, sem água nas torneiras. Enquanto a adutora do Pedras Brancas fornece de 60 a 65 l/s, a captação do Açude Quixeramobim é de 15 l/s. O Açude, em princípio estimado com capacidade para 64 milhões de m³, só pode armazenar 7,8 mi de m³, conforme batimetria feita pela Cogerh em 2011.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados