NOTÍCIAS / POLÍTICA

Comissão aprova obrigatoriedade de cardápio em braille nos estabelecimentos do Ceará

Diário do Nordeste

12/07/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Para quem não respeitar a exigência do cardápio em braille, o texto determina a aplicação de multa ( FOTO: Reprodução )
Para quem não respeitar a exigência do cardápio em braille, o texto determina a aplicação de multa ( FOTO: Reprodução )

O objetivo é "assegurar às pessoas com deficiência visual o direito de receber as informações sobre produtos e serviços vertidas em caracteres táteis".

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (AL) aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei nº 19/17( https://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2017/pl19_17.htm ), de autoria do deputado estadual Capitão Wagner (PR). A proposta prevê a obrigatoriedade de cardápios em bares, hotéis e restaurantes escritos em braille.

Segundo o texto do PL,  o objetivo é “assegurar às pessoas com deficiência visual o direito de receber as informações sobre produtos e serviços vertidas em caracteres táteis, no formato da linguagem braille, para terem acesso às informações ali contidas sem a necessidade de ajuda de terceiros”.

Conforme Capitão Wagner, a proposta tem amparo no art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, que enumera, entre os direitos básicos do consumidor, o direito a informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos e serviços prestados.

Se aprovado for,  o projeto prevê multa diária de 50 Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará (UFIRCE), isto é, cerca de R$ 200, sem prejuízo da não renovação da licença de localização. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro.

A matéria será encaminhada para votação em Plenário e, se aprovada, será enviada para sanção do Governo.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados