NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Para 47% dos consumidores, economia não melhora no 2º semestre

Diário do Nordeste

10/07/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Ainda segundo o levantamento, três em cada dez consumidores atribuem a piora nas finanças à diminuição da renda ou desemprego e 57% dos brasileiros passaram a fazer bicos em 2017 para complementar a r
Ainda segundo o levantamento, três em cada dez consumidores atribuem a piora nas finanças à diminuição da renda ou desemprego e 57% dos brasileiros passaram a fazer bicos em 2017 para complementar a r

Receosos de que a crise se prolongue por mais um tempo, os brasileiros começam a preparar o orçamento para momentos de aperto.

O consumidor se mostra desacreditado em relação a uma recuperação da economia no segundo semestre, segundo detectou pesquisa feita pelo SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com 600 pessoas em todo País. Para 47% deles, a economia não deve se recuperar entre julho e dezembro. Apenas 29% dos brasileiros nutrem alguma esperança de que o País volte a crescer ainda em 2017.

Na comparação com o primeiro semestre, 38% acreditam que, nos próximos meses, a economia permanecerá na mesma toada, enquanto 14% acreditam que será pior. Para 30%, a situação tende a melhorar até o fim do ano.

Quando a análise se detém à situação financeira do entrevistado, os números não diferem tanto. Para 13%, o segundo semestre será pior, 35% pensam que será igual, ao passo que outros 35% têm esperanças de que haja alguma melhora. Entre aqueles que apostam na piora da vida financeira, mais da metade (57%) justifica dizendo que a economia do País não deverá melhorar, impactando por consequência o bolso dos brasileiros.

Também aparece com destaque o fato de a situação financeira estar difícil (40%), a falta de expectativa em conseguir alguma fonte de renda (34%) e o medo de ficar desempregado (16%). Dentre os 70% dos entrevistados que vislumbram um cenário de dificuldade para realizar algum plano em 2017, os mais citados são formar uma reserva financeira (47%) e comprar um carro (37%).

Receosos de que a crise se prolongue por mais um tempo, os brasileiros começam a preparar o orçamento para momentos de aperto. Nesse sentido, 25% dos entrevistados pretendem evitar, nos próximos seis meses, o uso do cartão de crédito e 23% planejam fazer mais pesquisas de preços. Há ainda 21% de brasileiros que vão passar a dar prioridade para pagamentos à vista e 20% que vão tentar aumentar a renda com trabalhos extras.

"Medidas como a organização das contas e o uso consciente do cartão de crédito podem fazer diferença no orçamento ao longo de todo o ano, uma vez que não há previsão de quando haverá recuperação da economia", avalia a economista da SPC Brasil, Marcela Kawauti. 

De acordo com ela, o consumidor sabe que as compras parceladas representam risco de endividamento, situação que poderia fugir ainda mais ao controle em caso de desemprego.

Selic

Se para o mercado financeiro a redução da inflação e da taxa básica de juros (Selic) já diz muito, para o consumidor comum o pretenso alívio ainda não chegou. Para 76% de um total de 600 consumidores ouvidos na pesquisa, a vida financeira continuou igual ou pior ao longo do primeiro semestre comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Apenas 19% dos consultados consideram que houve alguma melhora no período avaliado. A percepção predominantemente negativa se mantém elevada em todos os estratos analisados, como gênero, idade e classe social. A pesquisa abordou consumidores de todas as idades a partir de 18 anos nas 27 capitais do País.

A avaliação que os entrevistados fazem do desempenho da economia do País como um todo vai na mesma direção. Para 39% dos entrevistados, as condições da economia brasileira pioraram nos seis primeiros meses deste ano em relação ao ano passado, enquanto para 38%, ela se manteve do mesmo jeito. De modo inverso, apenas 19% acreditam que houve melhora ao longo do período.

"A reconquista da confiança dos brasileiros ainda demandará tempo e depende de resultados mais palpáveis no campo econômico. No momento, a condição para que a economia melhore é a solução do impasse político e a aprovação das reformas estruturais, como a da Previdência e a trabalhista", avaliou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

De acordo com ele, as projeções indicavam que o início da recuperação se daria ao longo do segundo semestre. "Agora, porém levantam-se muitas dúvidas sobre essa possibilidade acontecer neste ano", disse Pinheiro.

Ainda segundo o levantamento, três em cada dez consumidores atribuem a piora nas finanças à diminuição da renda ou desemprego e 57% dos brasileiros passaram a fazer bicos em 2017 para complementar a renda. Já entre a minoria que notou alguma melhora na situação financeira pessoal, a razão mais citada é o controle do próprio orçamento, mencionado por 37% desses entrevistados.

Resultado do dinheiro mais curto, afirmam o SPC Brasil e a CNDL, é que 38% dos entrevistados foram parar nos cadastros de inadimplentes pelo não pagamento das contas. Mais da metade, ou 51% dos consumidores, admitiu ter ficado vários meses ao longo deste ano com as contas no vermelho e 56% não estão conseguindo pagar todas as contas em dia.

Cortes no Orçamento

Neste ano, 80% dos consumidores que participaram da pesquisa disseram que se viram obrigados a fazer cortes no orçamento ao longo do primeiro semestre deste ano para lidar com os efeitos da crise. O principal item cortado por esses consumidores foi a alimentação fora de casa, segundo 57% pessoas. 

Outros produtos e serviços que também deixaram de ser prioridades para o brasileiro foram a aquisição de roupas, calçados e assessórios (55%), idas a bares e restaurantes (53%), gastos com lazer e cultura, como cinema e teatro (51%), viagens (51%), idas a salões de beleza (50%) e a compra de itens supérfluos nos supermercados, para 50% dos consultados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados