Previsão do Tempo

RUSSAS

28ºC

NOTÍCIAS / REGIONAL

Iniciados estudos para teleférico no Caminho da Fé

Óticas Diniz

Diário do Nordeste

07/07/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
A Estátua de São Francisco é um dos pontos previstos para embarque e desembarque ( Foto: Cid Barbosa )
A Estátua de São Francisco é um dos pontos previstos para embarque e desembarque ( Foto: Cid Barbosa )

Canindé. Equipes técnicas da Secretaria de Assuntos Internacionais e da Prefeitura iniciaram estudos para instalação de um teleférico no corredor turístico-religioso desta cidade do Sertão Central. O equipamento de transporte suspenso deverá ter como pontos de embarque e desembarque a estátua de São Francisco, o zoológico do Santuário-Paróquia de São Francisco, a Praça do Romeiro e a Igreja do Cristo Rei. Serão aproximadamente 2Km de extensão, ligando os quatro pontos.

O assessor especial para Assuntos Internacionais do governo do Ceará, Antônio Balhmann, acompanhado do arquiteto especialista na construção de teleféricos, Evódio João de Sousa, inspecionou o corredor turístico de Canindé. A cidade é conhecida internacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas e a realizar a segunda maior romaria em homenagem ao Santo no mundo, perdendo para a terra natal de Francisco, Assis na Itália.

A comitiva municipal foi formada pelo pároco e reitor do Santuário, Frei Marconi Lins; o vice-prefeito, Jesus Romeiro, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos; o comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Luciano Wagner; o coordenador de projetos da Prefeitura, Ramon Silva; e os vereadores Assis Vieira e Chico. Juntos, visitaram os pontos estratégicos para a implantação do bondinho com os representantes do Estado.

Na avaliação do arquiteto Evódio de Sousa, os pontos inspecionados são seguros e possibilitam uma infraestrutura perfeita para o turismo. Resta agora o início dos estudos, com o apoio logístico da Prefeitura. Não foi definido um prazo específico para o início das obras. Ele foi o responsável pela instalação dos bondinhos de Camboriú e Nova Trento no Estado de Santa Catarina, Canela no Rio Grande do Sul, e ainda em Aparecida do Norte, São Paulo.

Balhamann informou não ter prazo específico para o início das obras. O projeto levará cerca de um ano para ser concluído. Ainda haverá licitação, mas o passo crucial para torná-lo realidade foi dado. A estimativa da obra é de até R$ 18 milhões. O bondinho será instalado por uma empresa de investidores suíços. A fase mais demorada será a construção da infraestrutura, com as áreas de embarque e desembarque, restaurantes e outros equipamentos. "O nosso foco são os religiosos e turistas", disse.

Em fevereiro, o governador Camilo Santana aprovou o projeto e garantiu recursos do Tesouro Estadual para a construção do teleférico e urbanização do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Cariri. Tradicional ponto de turismo religioso na região, o local recebe milhões de visitantes durante o ano.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados