NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Diretores do BNDES pedem demissão

Diário do Nordeste

07/07/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
A decisão foi tomada após a divulgação de declarações de Rabello de Castro questionando mudanças na taxa de juros de longo prazo anunciadas pelo governo em março. ( Foto: Arquivo )
A decisão foi tomada após a divulgação de declarações de Rabello de Castro questionando mudanças na taxa de juros de longo prazo anunciadas pelo governo em março. ( Foto: Arquivo )

Segundo interlocutores, eles estavam insatisfeitos com a gestão de Paulo Rabello de Castro.

Os diretores do BNDES Vinícius Carrasco e Cláudio Coutinho pediram demissão nesta sexta (7). Segundo interlocutores, eles estavam insatisfeitos com a gestão de Paulo Rabello de Castro, que assumiu o banco há dois meses após a saída de Maria Silvia Bastos Marques.

A decisão foi tomada após a divulgação de declarações de Rabello de Castro questionando mudanças na taxa de juros de longo prazo anunciadas pelo governo em março.

Carrasco ocupava a diretoria de Planejamento do banco desde o início da gestão Bastos Marques, em maio, e foi um dos mentores da proposta de alteração nos juros, que substituiria a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) pela recém criada TLP (Taxa de Longo Prazo), mais próxima de juros de mercado.

Também indicado por Mario Silvia, Cláudio Coutinho ocupava a diretoria de Crédito. Os dois participaram da entrevista coletiva convocada para esclarecer o mercado sobre a proposta de criação da TLP.

Presidente do banco desde a saída de Maria Silvia, em maio, Rabello de Castro disse que a TLP reduz a previsibilidade dos tomadores de financiamento do banco, que, "em um momento agudo (de alta de juros) podem não resistir".

Na noite de quinta (6), Carrasco defendeu a TLP em um rede social, dizendo que a mudança "permitirá menores taxas de juros para todos, aumento de produtividade, melhoras distributivas e transparência na concessão de subsídios".

A proposta da nova taxa foi defendida pelo governo com o argumento de que, ao reduzir subsídios aos financiamentos do banco, ajudaria a reduzir a taxa de juros estrutural da economia. "A política monetária fica mais potente", disse, na época do lançamento, o presidente do BC, Ilan Goldfajn.

Durante um período de transição de cinco anos, a TLP seria corrigida pelo IPCA mais o rendimento do NTN-B. Depois disso, será idêntica aos juros do NTN-B.

A mudança será implantada por meio da MP 777, em discussão no Congresso. O processo tem como relator o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que tem se manifestado a favor da aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Gomes agendou audiências públicas para ouvir o mercado a respeito da TLP antes de concluir seu relatório.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados