NOTÍCIAS / ENTRETENIMENTO

Ex-Limão com Mel está internado há um mês por complicações de cirurgia no estômago; saiba quadro clínico do cantor

Diário do Nordeste

05/07/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Cantor passou por cirurgia em 2009 (Fotos: Reprodução/instagram)
Cantor passou por cirurgia em 2009 (Fotos: Reprodução/instagram)

O cantor Edson Lima, conhecido pela participação nas bandas Limão com Mel e Gatinha Manhosa, está há um mês internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Recife. Em 2009, o cantor realizou uma cirurgia conhecida por “desvio do intestino”. A coluna Puxa o Fole conversou, com exclusividade, com a filha do cantor. Segundo a jovem Jéssica Lima, que trabalha na banda com o pai, o forrozeiro apresentou quadro de fraqueza, queda de cabelo, pele seca e descascada por falta da passagem de nutrientes interrompida pela cirurgia para reduzir o peso. Após uma consulta médica, realizada no mês passado, foi avaliado a perda de peso excessiva. “O médico decidiu analisar a cirurgia e constatou que ela estava impedido a absorção de nutrientes. Foram feitos mais de 60 exames de imagens e de laboratório. A cirurgia levou a desnutrição do organismo”, revela a filha.

Aos 48 anos de idade, Edson Lima chegou a pesar, antes da intervenção cirúrgica, o valor de 126 kg. A falta de acopanhamento por suplementos e vitaminas fez, recentemente, ele atingir 57 kg. Há um mês internado, o músico já alcança a marca de 64 kg. “Ele está acordado e andando. Ele ainda está internado pois está recebendo nutrição pela veia. Ele chegou a se alimentar por via oral, mas não estava se sustentando. Por isso a medicação venosa’, explica Jéssica.

“A gente teve medo de ter afetado algum órgão. Mas graças a Deus não deu nada”, destaca a filha. Na avaliação dos médicos do Imip, o organismo de Edson não estava absorvendo nenhum tipo de nutriente proveniente de alimentação. Conforme a filha do cantor, ele está recebendo alimentação em “carga pesada”, durante 24h.


Batista Lima chegou a substituir Edson em algumas apresentações (Foto: Divulgação)

Desde do ano passado, Edson e o irmão Batista Lima, também ex-cantor da banda Limão com Mel, realizam apresentação juntos. Os escritórios dos cantores acertaram a realização do projeto “Grande Encontro das Vozes”.

Reversão

“Ele pegou peso, acabou o inchaço e deve ter alta em 15 dias“, conta a filha. Jéssica explica que a equipe médica aguarda a melhora física do organismo para realizar o processo inverso da cirurgia realizada há oito anos. “O desvio possibilitava ele comer normalmente reservando 30% dos alimentos que ele comia e jogava o restante direto para o intestino grosso”. Durante o mês junho, o forrozeiro chegou a realizar shows em eventos juninos, mas o estado físico impossibilitou.

“O médico chegou a liberar eles nos finais de semana para fazer show. Só que seria desgastante por ser alimentação de bomba e suplementos. Nesse intervalo ele ia perder o que ele ganhou. O ideal que ele só volte quando for revertido o processo”, comenta a filha. Ainda segundo a produção do cantor,  da agenda do mês junho ele conseguiu cumprir boas parte das apresentações, mas o irmão chegou a substituir Edson em algumas apresentações sem maiores prejuízos. “Em julho ficamos esperando ele para poder voltar. Não marcamos nada para ele mesmo decidir a nova agenda”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados