NOTÍCIAS / CEARÁ

Câmeras de videomonitoramento também serão utilizadas no combate a crimes na Capital

Diário do Nordeste

28/06/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
No início de março, quatro cruzamentos receberam esse tipo de equipamento na Capital. Agora, 41 pontos possuem câmeras de videomonitoramento ( Foto: Fabiane de Paula )
No início de março, quatro cruzamentos receberam esse tipo de equipamento na Capital. Agora, 41 pontos possuem câmeras de videomonitoramento ( Foto: Fabiane de Paula )

Um documento de cessão de equipamentos foi assinado na manhã desta terça-feira pelo Prefeito de Fortaleza , Roberto Cláudio, e pelo secretário de Segurança Pública do Estado, André Costa.

As câmeras de videomonitoramento instaladas por toda a Capital agora deverão ser utilizadas também para o combate de crimes em Fortaleza. A parceria para a realização da ação foi firmada na manhã desta terça-feira (27) entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Ceará, com a presença do prefeito Roberto Cláudio e do secretário de Segurança Pública do Estado, André Costa.  Eles assinaram um documento de cessão dos equipamentos durante o evento de lançamento do Observatório de Segurança Viária, que acontece na Universidade de Fortaleza. 

O serviço deverá funcionar através da transmissão das imagens da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para a Secretaria. Assim, um operador da Ciops terá acesso às câmeras para realizar a fiscalização.

Ainda em março deste ano, as câmeras de videomonitoramento foram instaladas em diversos pontos da cidade com a finalidade de fiscalizar o trânsito e possibilitar o registro de autuações. Isso porque estes equipamentos permitem visualizar o que motoristas e passageiros fazem dentro dos carros, por conta da capacidade de zoom de até 20 vezes. Até agora, são 41 vias monitoradas em toda a Capital.

Segundo o secretário André Costa, a intenção agora é utilizar essa tecnologia para combater ocorrências. "Nós temos aí duas frentes para trabalhar com essas câmeras: uma é a área preventiva. A gente vai ter mais câmeras espalhadas pela cidade em que os nossos operadores vao poder examinar as imagens e verificar situações de possível prática de crimes, acionar viaturas para um local, caso seja identificado pessoas em atitudes suspeitas. E outra frente também importante é usar essas imagens como fonte de provas", afirmou na manhã desta terça-feira (27).

Questionado sobre a questão da invasão de privacidade, já levantada anteriormente quando as câmeras foram instaladas, o secretário afirmou que não existe razão para reclamações desse tipo. "São câmeras que não estão apontadas para dentro da casa de ninguém, para dentro do comércio de ninguém. Elas estão instaladas em vias públicas", enfatizou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados