NOTÍCIAS / POLÍTICA

Gleisi prega união de centro-esquerda no País

Diário do Nordeste

23/06/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
A senadora Gleisi Hoffmann veio a Fortaleza para as posses de Acrísio Sena para a Presidência do PT Fortaleza e de Francisco de Assis Diniz para o cargo de presidente estadual. Ato foi marcado por pro
A senadora Gleisi Hoffmann veio a Fortaleza para as posses de Acrísio Sena para a Presidência do PT Fortaleza e de Francisco de Assis Diniz para o cargo de presidente estadual. Ato foi marcado por pro

Nova presidente nacional do PT participou do ato de posse de dirigentes municipais e estaduais.

Na primeira visita ao Ceará após ser eleita presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) no início deste mês, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse ontem, em Fortaleza, que a sigla tem, no atual cenário político, "responsabilidade" de construir uma frente de centro-esquerda no País até as eleições de 2018. Reafirmando a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aliás, ela pregou diálogo com o ex-governador cearense Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, em busca de "unidade programática" para o País.

Na capital cearense, Gleisi participou, na noite de ontem, de ato político que marcou a posse do diretório estadual do PT, além dos diretórios municipais de Fortaleza e da Região Metropolitana. Antes, a presidente da sigla participou de plenária organizada pelas mulheres petistas e, no Palácio da Abolição, reuniu-se no fim da tarde com o governador Camilo Santana, deputados estaduais do PT e secretários de governo, além dos dirigentes Francisco de Assis Diniz, empossado ontem presidente estadual do partido, e Acrísio Sena, que comanda o PT em Fortaleza pelo próximo ano, para depois dar lugar a Deodato Ramalho.

Após eleições marcadas por divisões internas na disputa pela presidência do diretório municipal do partido na Capital, o tom de diversos pronunciamentos durante o ato de posse, ontem, era de unidade. O evento, inclusive, conseguiu reunir na sede do partido, no bairro Benfica, o governador e a deputada federal Luizianne Lins, além do líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (PT-SP), do líder da minoria naquela Casa, o cearense José Guimarães, e do senador José Pimentel. Na tarde de hoje, Camilo e Guimarães terão, em São Paulo, reunião com o ex-presidente Lula, conforme informou o parlamentar.

Eleições

De acordo com De Assis Diniz, o encontro de Gleisi com Camilo, porém, teve apenas caráter de "visita de cortesia", sem discussão de pautas específicas. Ao Diário do Nordeste, a senadora disse que a conversa versou sobre "desafios do Estado e da Política". "(Falamos) da responsabilidade que nós, do PT, temos de construir uma frente de centro-esquerda no País para oferecer ao povo brasileiro uma proposta para recuperar a economia, o desenvolvimento social, melhorar as condições de vida do povo, reconstruir o Brasil, e a importância que ele, como governador, tem nesse processo".

Ao tratar de eleições, a presidente nacional do PT defendeu que o partido deve "conversar com outros setores" para a formação de uma frente de centro-esquerda até o pleito. "Com o próprio Ciro Gomes, que é do PDT, com o PSB, com outros partidos de esquerda, para que a gente possa ter uma unidade programática para o Brasil", justificou. Questionada sobre como uma união seria viável na existência de duas candidaturas, já que Ciro Gomes é pré-candidato pelo PDT, Gleisi Hoffmann opinou que esta é uma questão "que pode se discutir mais à frente".

"Todos nós somos um campo de esquerda, centro-esquerda, somos nacionalistas, queremos o desenvolvimento do País. Vejo que está na hora de a gente sentar e construir essa unidade programática", pregou a dirigente. "Nós, do PT, temos o Lula como candidato, (ele) tem a preferência nacional, mas isso não nos impede de conversar com outras forças, com outros partidos, até porque a gente quer fazer uma caminhada unitária da esquerda e da centro-esquerda em favor do Brasil", acrescentou.

Em âmbito estadual, por sua vez, De Assis reafirmou que "inexiste a possibilidade" de Camilo deixar o PT e sinalizou que, embora o governador seja aliado da cúpula do PDT no Estado, o chefe do Executivo deve compor palanque de Lula no Ceará. "Quem deve estar preocupado se vai estar no palanque do Lula ou não é o Camilo. Sabe por quê? Primeiro, porque o PT tem, em Fortaleza, 15% do eleitorado de simpatia; no Estado do Ceará, 26%. O Lula é o principal cabo eleitoral do Ceará, com 64% de apoio. Como ele não vai querer ter esse apoio? É mais do que natural que ele diga: 'eu quero estar no palanque do Lula'", apontou.

'Ao lado do povo'

Já Gleisi frisou que, até 2018, a estratégia de fortalecimento do partido em meio à crise política nacional é "estar ao lado do povo". "Contra essas reformas que retiram direitos, pelo resgate daqueles programas que tivemos nos governos do PT e, principalmente, por uma política de desenvolvimento social e econômico includente, e não excludente, como eles estão fazendo".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados