NOTÍCIAS / BRASIL

Corte em Carnaval não é motivo para polêmica, diz prefeitura do Rio

Diário do Nordeste

16/06/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Discurso de que o dinheiro seria investido em creches é considerado demagógico pelos representantes de escolas de samba
Discurso de que o dinheiro seria investido em creches é considerado demagógico pelos representantes de escolas de samba

Riotur disse que a festa está grantida e vai continuar sendo "o maior espetáculo do planeta".

A Riotur, órgão da prefeitura do Rio responsável pela realização dos desfiles das escolas de samba, divulgou um comunicado nesta sexta-feira, 16, afirmando que "não existe motivo para polêmica" quanto ao corte, para 2018, de R$ 1 milhão na subvenção municipal destinada a cada uma das 13 escolas atualmente no Grupo Especial do carnaval. "O carnaval do Rio está garantido e vai continuar sendo o maior espetáculo do planeta", diz a nota. 

A justificativa para a redução é a crise financeira, e a alegação do prefeito, Marcelo Crivella (PRB), de que o dinheiro seria investido em creches municipais - discurso que está sendo considerado demagógico por representantes das escolas. Eles ainda tentam negociar com Crivella. 

Para a tarde de sábado, 17, está marcado um protesto contra a decisão, em frente à prefeitura, no centro do Rio.

"A Riotur esclarece que o remanejamento de uma parte da verba destinada às escolas de samba do Grupo Especial não significa que o município deixará de apoiar os desfiles promovidos pelas agremiações (...) A revisão de custos e a redução de gastos também foram adotadas em todos os órgãos e contratos da estrutura direta e indireta da administração municipal", diz a nota. 

"Diante da crise, deve-se priorizar o que é essencial e nesse momento aplicar recursos na educação e na alimentação das crianças nas creches é primordial", afirma o comunicado, que ressalta que a prefeitura "reconhece" a importância da "maior festa popular do mundo", que faz da cidade do Rio de Janeiro um dos principais destinos turísticos no período, gerando emprego e renda para a população.

A Riotur disse estudar o desenvolvimento de mecanismos para que sejam captados investimentos da iniciativa privada. "O lançamento de um caderno de encargos, como já é feito para o desfile de blocos que fazem parte da programação do Carnaval de rua, está sendo avaliado."

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados