NOTÍCIAS / BRASIL

Gestão Doria quer pagar a usuários de crack para deixarem SP

Diário do Nordeste

13/06/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Secretário de Assistência Social de Doria disse que já existe programa municipal com essa finalidade ( Foto: Divulgação )
Secretário de Assistência Social de Doria disse que já existe programa municipal com essa finalidade ( Foto: Divulgação )

Moradores de rua também seriam atingidos pelo programa da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Assistência Social da gestão do prefeito João Doria, em São Paulo, tem a intenção de pagar passagens de volta para pessoas em situação de rua ou usuários de droga às suas cidades de origem. A proposta é viabilizar o retorno das pessoas que manifestarem interesse em deixar a capital, com respectiva avaliação do município.

De acordo com o secretário Filipe Sabará, já existe um programa municipal com essa finalidade. "A proposta é ampliar isso, mas os termos e condições serão definidos até o fim do mês", afirmou. Com informações da Folha de S. Paulo.

O próprio secretário publicou nas redes sociais vídeo que anunciava ter providenciado a volta a São Luís, no Maranhão, de um suposto usuário de drogas. 

"Para fechar o dia com chave de ouro, estou levando o Antônio que foi resgatado das ruas hoje, apósa ação contra o tráfico, para a rodoviária e o presenteando com uma passagem para sua terra natal no Maranhão. Ele veio para São Paulo buscar oportunidades de trabalho, mas não conseguiu e acabou nas ruas e nas drogas. Agora ele vai reencontrar sua esposa que está grávida e esperando ansiosamente por ele!", escreveu Sabará sobre o rapaz.

Indagado pela reportagem sobre quem teria financiado a passagem do rapaz para o Maranhão, o secretário disse ter pago "do meu próprio bolso".

De acordo com Sabará, o critério em relação a quem receberá ou não passagens vai considerar "quem está cadastrado e em abrigos" atendidos pela prefeitura. Ele negou que a ação tenha qualquer verniz de "limpeza" ou "higienismo" -como entidades de direitos humanos se posicionaram, nas últimas semanas, em relação à ação sobre os usuários.

O coordenador da Pastoral de Rua da Igreja Católica em SP, padre Júlio Lancelotti, afirmou que o retorno de pessoas em condição de vulnerabilidade "precisa ser um alternativa, e não a única alternativa dada a essas pessoas".

O professor de direito constitucional da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Dias, enxerga a iniciativa com cautela. 

"Se a pessoa efetivamente tiver interesse em sair da cidade, nada impede que ela vá, desde que seja uma vontade genuína. O que não é possível é exigir que, por via direta ou via transversa, ela saia de uma cidade e vá para outra –em que 'transversa' é aquela situação de que é como se ela tivesse sido consultada a sair, quando, na realidade, é uma forma camuflada de forçá-la a sair da cidade. Isso também é inconstitucional", defendeu.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados