NOTÍCIAS / ENTRETENIMENTO

Oficarte apresenta novo espetáculo!

TV Russas

26/09/2011

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Estreou neste final de semana com duas apresentações, sendo uma para convidados no sábado (24) e outra aberta ao público no domingo (25) o espetáculo CUIA mais uma produção da Oficarte Teatro e Cia. O espaço que recebeu o evento foi o Galpão das Artes (Antigo CRER). No primeiro dia, logo após a apresentação aconteceu uma mesa-redonda para debate do espetáculo. A direção é de Frank Lourenço, com texto e poesia de Márcia Oliveira e Hider Albuquerque Jr e no elenco Flávio Gonçalves e Ícaro Lourenço.





O “Teatro Romançal” projeto de pesquisa do NUPEC/OFICARTE parte do princípio da Cultura Popular Tradicional e dentro deste universo está presente a cuia, como objeto de transformação elaborada da natureza, como objeto de criação humana, pois a natureza fez a cabaça, o coité e o porongo, mas o homem fez a cuia.Com informações de  Frank Lourenço
A cuia na cultura afro-indígena-brasileira está presente na vida do homem, do nascimento á morte. Ela se apresenta como utensílio doméstico, como medida para cereais, como instrumentos musicais, adornos, artesanatos, brinquedos e como objetos de rituais.
Na busca por significados histórico-antropológicos, encontramos fortes referências dentro dos rituais da umbanda e do candomblé, onde a mesma é utilizada para as comidas e beberagens dos caboclos e orixás.
No campo simbólico a cuia se apresenta no espetáculo como útero-matriz-mãe, o universo cuia, a “Cuia dos Orixás” que segundo a tradição, cada ser humano possui no seu Ori e cada cuia é composta por 7 (sete) Orixás que governam 7 (sete) pontos energéticos do nosso corpo.
O espetáculo CUIA é uma síntese do trabalho de pesquisa sobre as Danças e Representações Tradicionais – Uma Busca na Construção do Ator-brincante. Esta busca tem nos levado ao encontro do que chamamos de “gesto primordial” ou “gesto arquetípico”, que por sua vez se transforma em “partituras gestuais” e na “dança orgânica”.
No espetáculo alguns conceitos se encontram e se fundem, criando o Universo Cuia: Centralidade, Núcleo, Ritual, Norte-Sul, Oriente-Ocidente, Brasilidade (afro-índio-brasileiro). CUIA é um espetáculo de Afetos que toca os 7 (sete) sentidos dos Atores-Espectadores: Olfato, Paladar, Audição, Visão, Tato, Intuição e Clarividência. É um ritual sensorial para celebrar a vida, um encontro com nossas raízes ancestrais.

Com informações de Frank Lourenço

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados