NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Economia brasileira volta a crescer com alta de 1% no PIB; melhor resultado desde 2014

Diário do Nordeste

01/06/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Agropecuária: é a maior expansão em mais de 20 anos do setor com expansão de 13,4%. ( Waleska Santiago )
Agropecuária: é a maior expansão em mais de 20 anos do setor com expansão de 13,4%. ( Waleska Santiago )

Após 8 quedas seguidas, País volta a ficar no azul. Agropecuária registrou a maior expansão em mais de 20 anos e puxa resultado positivo do PIB.

Após mais de dois anos, a economia brasileira voltou a registrar alta, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1), pelo IBGE. O Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 1% no primeiro trimestre de 2017, na comparação com os últimos três meses do ano passado.

O presidente Michel Temer comemorou, via Twitter, o resultado positivo: "Acabou a recessão! Isso é resultado das medidas que estamos tomando. O Brasil voltou a crescer. E com as reformas vai crescer mais ainda".

Acabou a recessão! Isso é resultado das medidas que estamos tomando. O Brasil voltou a crescer. E com as reformas vai crescer mais ainda.

— Michel Temer (@MichelTemer) 1 de junho de 2017

Influenciado pelos bons resultados da Agropecuária, o PIB deste ano é o primeiro resultado positivo, desde o quarto e último trimestre de 2014, quando houve alta discreta de 0,2%. Ou seja, é primeiro resultado no 'azul' após oito quedas seguidas.

É a maior expansão em mais de 20 anos do setor com expansão de 13,4%. Foi o maior crescimento desde o 4º trimestre de 1996. Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de março de 2017 totalizou R$ 1,6 trilhão. Após a Agropecuária, setores da Indústria (cresceu 0,9%) e o de Serviços (0,0%) apresentaram estabilidade.

Outros dados: PIB cai 0,4% em relação ao primeiro trimestre de 2016 

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB caiu 0,4% no primeiro trimestre de 2017, o 12º resultado negativo consecutivo nesta base de comparação.

Dentre as atividades que contribuem para a geração do Valor Adicionado:

a Agropecuária cresceu 15,2% em relação a igual período do ano anterior;
a Indústria sofreu queda de 1,1%;
o valor adicionado de Serviços caiu 1,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados